Mesmo próximo de lançar o Kardian, a Renault parece disposta a manter o Logan e o Stepway em linha por mais algum tempo. É que, silenciosamente, o fabricante equipou esses modelos com controle de estabilidade, um dos itens de segurança que passaram a ser obrigatórios em 2024.
A desconfiança de que os Renault Logan e Stepway seriam descontinuados é motivada, principalmente, pelo fraco desempenho em vendas de ambos. Juntos, os modelos respondem por 12% do volume de emplacamentos de automóveis da Renault em 2023 (o Kwid responde por incríveis 71% dessas vendas), o que não engloba os comerciais leves.
Ao longo de 2023, foram vendidas apenas 4.559 unidades do Renault Logan, sendo que 4.373 foram na modalidade de vendas diretas, para frotistas, nada menos que 96% do total. Já o Stepway somou 7.860 emplacamentos ao longo do último ano, com 4.655 em vendas diretas, 59% do volume.
Renault Stepway
O Renault Stepway só não ganhou controle de estabilidade na versão intermediária 1.6 Zen Manual, que será descontinuada. O modelo segue em linha nos pacotes de entrada 1.0 Zen, onde o novo item de segurança acrescentou R$ 480, e 1.6 Iconic CVT. Confira o preço da linha Stepway:
- Stepway Zen 1.0 manual - R$ 84.470
- Stepway Zen 1.6 manual - R$ 105.690
- Stepway Iconic 1.6 CVT - R$ 117.690
Renault Logan
Já o Renault Logan não contava com o controle de estabilidade em nenhuma das duas versões. A partir da incorporação do iten de segurança, sua versão de entrada Life teve acréscimo de R$ 506, enquanto a de topo Zen ficou R$ 480 mais cara. Confira o preço da linha Logan:
- Logan Life 1.0 - R$ 94.810
- Logan Zen 1.0 - R$ 98.300
Renault Kardian vem aí
Mas, hoje, o xodó da Renault é o Kardian. Trata-se de um SUV compacto que será fabricado no Brasil, na planta de São José dos Pinhais (PR), com previsão de lançamento para março. Para além do visual agradável, a maior trunfo do modelo é a chegada da plataforma CMF-B, a mesma usada na Europa.
O Renault Kardian estreia com motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125cv de potência e 22,4kgfm de torque, em conjunto com um câmbio é automatizado de dupla embreagem de seis marchas. Esse conjunto mecânico será fabricado no Brasil. Depois, o SUV compacto ganha opção mais barata com motorização 1.6.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!