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E AGORA?

Ford está há 3 anos sem fábrica no Brasil: qual é a situação da marca?

Em janeiro de 2021, multinacional deixava de produzir veículos no país para se tornar importadora

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Fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001
Fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001 Foto: Fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001

No dia 11 de janeiro de 2021, a Ford anunciou o fechamento das três fábricas que operava no Brasil: a maior delas, em Camaçari (BA), produzia os automóveis Ka e EcoSport. Outra unidade, em Taubaté (SP), manufaturava motores e transmissões para esses modelos. A terceira, em Horizonte (CE), montava jipes Troller, marca que pertencia à multinacional. Desde então, a empresa comercializa no país uma gama composta exclusivamente por veículos importados.

Em 2020, pouco antes do fechamento das fábricas, a Ford era a quinta marca que mais vendia automóveis no país. Naquele ano, a multinacional emplacou 139.255 veículos, entre automóveis e comerciais leves, e obteve uma participação de 7,14% no mercado, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os dois produtos mais vendidos da empresa eram justamente os nacionais Ka, com carrocerias do tipo hatch e sedan, e EcoSport. Apesar disso, a Ford alegava prejuízos, uma vez que a margem de lucro dos chamados automóveis de entrada é pequena e exige a comercialização de grandes volumes para gerar bom faturamento.

Fechamentos globais

 

Ford Ka e EcoSport da série especial 100 Anos, na cor azul, estacionados de frente, a 90 graus um do outro, com paisagem urbana ao fundo
Ka e EcoSport foram os últimos carros nacionais da Ford Foto: Foto: Ford/Divulgação

Diante disso, a Ford mudou a própria estratégia comercial. O foco na multinacional passou para caminhonetes e SUVs mais sofisticados, além de veículos comerciais, com preços mais elevados, que asseguram boa lucratividade com baixos volumes de vendas. Atualmente, o produto mais acessível da Ford no Brasil é o Territory, cujos valores de compra começam em R$ 209.990.

Na outra ponta, a Ford tirou o Ka e o EcoSport de linha em todo o planeta. As fábricas que produziam tais modelos em outros países, entre os quais Índia e Romênia, também foram desativadas.

Vale lembrar que pouco antes do fechamento dessas unidades industriais, em 2019, a Ford já havia encerrado as atividades de outra planta, localizada em São Bernardo do Campo (SP). De lá saíam o Fiesta e a gama de caminhões de marca. A desativação das quatro fábricas brasileiras resultou na demissão de aproximadamente 7.000 trabalhadores.

Quem tem carro da Ford ficou no prejuízo após o fechamento das fábricas? Assista ao vídeo!

Como estão as vendas?

Nos dois anos seguintes, a participação da Ford no mercado brasileiro despencou. A multinacional, porém, se diz satisfeita com os resultados comerciais. A empresa não divulga números, mas, durante entrevistas coletivas, executivos já afirmaram para jornalistas que, após o fechamento das fábricas, a situação no país passou de deficitária para lucrativa.

Após sucessivas quedas nas vendas em 2021 e em 2022, a Ford conseguiu crescer no mercado brasileiro em 2023. A marca terminou o ano passado na posição de maior importadora do setor automobilístico, inclusive à frente da Mitsubishi, que tem uma fábrica em Catalão (GO) operada pelo grupo parceiro HPE. Veja os números, segundo a Fenabrave:

Ano Posição no ranking de vendas Participação no mercado Veículos emplacados
2020 7,14% 139.255
2021 (ano do fechamento das fábricas) 11ª 1,91% 37.778
2022 14ª 1,06% 20.824
2023 13ª 1,32% 28.711

Como é a gama de veículos da Ford atualmente?

Principais lançamentos do setor automotivo de 2023
Ranger é, atualmente, o produto mais vendido da Ford no Brasil: em 2023, somou 20.353 emplacamentos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

 Hoje, a Ford comercializa oito modelos de veículos no mercado brasileiro. Todos são importados, mas vêm de diferentes países. Saiba a origem e os preços de cada um deles:

Modelo Origem Preços
Territory China R$ 209.990
Maverick México De R$ 224.890 (FX4) a  R$ 234.890 (Hybrid)
Ranger Argentina (exceto na versão Raptor, importada da Tailândia) De R$ 234.990 (XLS 4x2) a R$ 448.600 (Raptor)
Bronco Sport México R$ 252.790 
Transit (versões Minibus, Furgão e Chassi) Uruguai Ford não revela tabela; de cerca de R$ 260 mil até cerca de R$ R$ 300 mil
F-150 Estados Unidos De R$ 479.990 (Lariat) a R$ 519.990 (Platinum)
Mustang Mach-e (elétrico) México
R$ 486.000
Mustang Mach 1 Estados Unidos R$ 576.490

O que aconteceu com as fábricas da Ford?

As fábricas que a Ford operava no Brasil tiveram diferentes destinos. Confira o que aconteceu com cada uma delas:

  • Camaçari (BA): repassada à BYD, que a utilizará para produzir veículos elétricos a partir deste ano;
  • Taubaté (SP): vendida para a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário;
  • Horizonte (CE): segue fechada, nas mãos da Ford, que procura comprador (a multinacional colocou o imóvel e o maquinário à venda, mas não a marca Troller nem o projeto do jipe T4);
  • São Bernardo do Campo (SP): vendida para a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário.