Diferente das baterias de íons de lítio usadas atualmente, a nova bateria que equipará carros elétricos nos próximos anos, substitui o eletrólito líquido por um eletrólito sólido, tornando a transferência de elétrons mais eficiente.
Assim, as baterias sólidas tendem a ser uma escolha mais econômica e segura, além de gerarem maior autonomia para os carros elétricos e melhor desempenho.
Quais são as vantagens da bateria sólida?
A primeira vantagem é que a bateria sólida tem densidade energética maior, ou seja, pode armazenar mais energia em um pacote de células menor.
Com isso, a bateria e, consequentemente, o carro ficam mais leves, conseguindo atingir uma maior autonomia com menor gasto energético.
O resultado disso é que, de acordo com a Toyota, as novas baterias sólidas armazenam energia suficiente para garantir autonomia de até 1,5 mil quilômetros com uma única carga.
Para entender melhor a dimensão deste valor, vamos tomar como exemplo o modelo com maior autonomia do mercado nacional, o BMW iX xDrive 50. O veículo promete 528 quilômetros de autonomia, ou seja, três vezes menos que as baterias sólidas prometem proporcionar.
Além da autonomia, bateria sólida deve ter boa vida útil
A durabilidade das baterias é um fator decisivo na hora do comprador optar - ou não - por um modelo elétrico. Porém, ao que tudo indica, com a chegada das baterias sólidas, isso não será mais um problema.
O motivo é que, de acordo com os testes da Volkswagen, a nova bateria atingiu 500 mil quilômetros de durabilidade e perdeu apenas 5% de capacidade energética após realizar mil ciclos de recarga.
Além disso, a bateria apenas com compostos sólidos é uma ótima solução para sanar os temidos incêndios em carros elétricos, já que suporta temperaturas mais altas e não traz líquido inflamável no seu interior, como as atuais de íons de lítio que, muitas vezes, tem início pelo combo: alta temperatura e vazamento do líquido inflamável.
E quando a nova tecnologia chega ao mercado?
Segundo a Toyota, seus primeiros carros híbridos e elétricos com baterias sólidas chegarão ao mercado daqui a pelo menos três anos, em meados de 2027.
Já a empresa chinesa exploradora de lítio Ganfeng afirmou que está produzindo as novas baterias desde o ano passado e deve começar a disponibilizá-las já em 2026.
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