O grupo Stellantis anunciou, hoje, a compra a 70% das ações da Comercial Automotiva/DPaschoal, empresa genuinamente brasileira que presta serviços automotivos há mais de 70 anos e conta com 120 lojas localizadas em 14 estados no país. Com o negócio, o grupo Stellantis passa a ser o maior distribuidor de peças automotivas da América do Sul, liderando um mercado que movimenta mais de R$ 60 bilhões por ano.
Com a aquisição, a Stellantis amplia sua participação no negócio de pós-venda e serviços multimarcas no mercado brasileiro. O anúncio da compra da DPaschoal foi feito pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano. “Avançamos como uma mobility tech company, uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços de nossos clientes”, afirmou o executivo.
Ao adquirir a Comercial Automotiva, o grupo Stellantis leva a DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel. Atuando no setor automotivo desde 1949, a empresa tem, além das 120 lojas, 28 centros de distribuição de pneus e peças, oferecendo produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas.
“Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030 e, com essa aquisição, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul. É um passo coerente que se soma à recente aquisição da Norauto, na Argentina, empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos”, acrescenta Cappellano.
A Comercial Automotiva/DPaschoal tem atualmente em seus quadros cerca de 3 mil colaboradores, tendo encerrado 2023 com o faturamento de R$ 2,6 bilhões. Os 30% restantes das ações da companhia permanecem com Luís Norberto Pascoal, que seguirá como vice-presidente do conselho de administração. A empresa passa a ser comandada por Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul.
“O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional, a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada. Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”, explica Paulo Solti.
Um mercado bilionário na América do Sul
De acordo com informações dos executivos do grupo Stellantis, o mercado de autopeças movimentou mais de R$ 80 bilhões em autopeças no Brasil em 2022, sendo R$ 61 bilhões só em componentes de fabricantes independentes.
E a DPaschoal é uma referência no setor de serviços automotivos do país. A empresa foi fundada em 1949, em Campinas (SP), tendo dedicado seus primeiros anos de atividades ao comércio e reparo de pneus. Atualmente, com atuação expandida no país, conta com estrutura de e-commerce, com extensa gama de produtos e serviços multimarcas, vasto portfólio de peças automotivas, pneus, óleos e filtros, acessórios, além de som e multimídia.
Ao adquirir a Comercial Automotiva/DPaschoal, o grupo Stellantis leva um bloco de empresas de diferentes áreas de atuação nos setores automotivo, educação e capacitação, além de tecnologia e inovação: DPK (especializada no segmento de distribuição de peças automotivas); KDP (venda de pneus, peças e acessórios); Rede AutoZ (peças, pneus e acessórios); KMAXX (plataforma de soluções inteligentes para encontrar a peça certa no menor tempo); Recmaxx (pneu recapado); Autocred (plataforma financeira da Cia DPaschoal para viabilizar acesso ao crédito); Maxxi Trainning (divisão voltada ao ensino, capacitação e atualização profissional no setor); Maxxipel (empresa de Inovação e Tecnologia).
O que muda para os consumidores?
Na prática, com a aquisição da Comercial Automotiva/DPaschoal, o grupo Stellantis pretende fidelizar os clientes de suas marcas que costumam debandar do atendimento em concessionárias após o término da garantia de fábrica. Com a estrutura da DPaschoal, a ideia é oferecer serviços para clientes que tenham carros com mais de quatro anos de uso, que acabam optando por fazer revisões e manutenções em oficinas com preços mais acessíveis.
Com isso, a rede de concessionárias do grupo Stellantis ficará focada no atendimento de clientes com carros em garantia, com peças originais de fábrica para reposição. Já quem for às oficinas da DPaschoal contará com mão de obra mais acessível, porém, com uso de peças de fabricantes independentes na reposição.
É importante saber que clientes das marcas Stellantis que tiverem o carro em garantia podem perdê-la se levá-lo a uma oficina DPaschoal, destinadas a veículos com mais tempo de uso. A intenção da Stellantis é ganhar uma parcela em um mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos no país.
O Brasil tem atualmente uma frota circulante de 47 milhões de carros, a maior parte fora da garantia de fábrica, elevando o faturamento de oficinas fora de concessionárias. E com a DPaschoal, o grupo Stellantis soma aos seus 1.200 postos autorizados outros 120, ampliando ainda mais a sua rede de atendimento.
E de acordo com os executivos da Stellantis, a ideia é abrir novos postos de atendimento com a marca DPaschoal, que atualmente está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. A franquia será concedida preferencialmente às concessionárias das marcas do grupo Stellantis.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas