A tarifa de estacionamento rotativo, Zona Azul, teve aumento em São Paulo. O valor anterior era de R$ 6,08 por uma hora de uso, agora, com o reajuste, passa a valer R$ 6,36 pelo mesmo período de tempo, referente à aquisição do Cartão Azul Digital (CAD).
O aumento foi de 4,60%, porcentagem que está alinhada com o aumento contínuo dos preços no Brasil. Já que a inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023 foi registrada em 4,62%.
Em 2023, também houve aumento. A tarifa da Zona Azul ficou mais cara em 5,70%, passando de R$ 5,75 para R$ 6,08 por hora.
Como funciona a Zona Azul?
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) opera 54.678 vagas na capital. Dentre elas, 48.169 são de Zona Azul Convencional, 2.431 para Zona Azul Caminhão, 1.168 destinadas para pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade (DeFis), 2.839 para idosos e 71 vagas para Zona Azul Fretamento.
O tempo de validade do CAD pode ser de 30 minutos, 1, 2 ou 3 horas, de acordo com a sinalização presente no local onde o veículo estiver estacionado.
Para adquirir o CAD é necessário entrar nas plataformas oficiais da empresa Estapar, seja pelo site ou pelos aplicativos Zul+ e Estapar Zona Azul-SP. É possível também adquirir em mais de 900 estabelecimentos comerciais credenciados espalhados por São Paulo.
A Zona Azul funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Existem regras distintas de bolsões para caminhões e áreas especiais, como o entorno dos parques Ibirapuera e Aclimação, e para a Praça Charles Miller. Para consultar as distinções, basta acessar o site oficial da Zona Azul.
Estacionar sem o uso do cartão de Zona Azul dá multa
Quem estacionar de maneira irregular nas áreas de Zona Azul estará cometendo infração grave, resultando em multa de R$ 195,23. O infrator também recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quem continuar estacionado após o tempo de validade do CAD ter expirado poderá ter o veículo guinchado.
A fiscalização é feita por 80 carros da empresa Estapar. Os veículos contam com câmeras no teto que identificam, pela placa, quando algum motorista deixa de pagar pelo período que permanecerá na vaga.
Os carros de fiscalização passam duas vezes pelos locais de estacionamento rotativo em um curto período de tempo. Em tese, isso evitaria que o condutor seja multado indevidamente, caso apenas esteja manobrando no local.
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