UAI
PRÉ-SÉRIE

Caminhonetes Mercedes estão há anos abandonadas ao lado de fábrica

Unidades pré-série da Classe X estão, aos poucos, se deteriorando em terreno na Argentina

Publicidade
Picape Classe X foi um fracasso global de vendas
Picape Classe X foi um fracasso global de vendas Foto: Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Quem é mais ligado no mercado de automóveis deve se lembrar da caminhonete Mercedes Classe X. O modelo foi um dos maiores fiascos da trajetória marca alemã e saiu de linha apenas dois anos após ser lançada, em 2017. O que você talvez não saiba é que a picape deveria ter sido produzida na Argentina e que, até hoje, alguns exemplares abandonados por lá são testemunhas dessa história.  

Fotos publicadas pelo Motor1 Argentina mostram quatro exemplares da caminhonete Mercedes Classe X abandonadas em um terreno vizinho à fábrica da Renault-Nissan em Santa Isabel. Os veículos ainda ostentam plásticos protegendo a dianteira e a traseira: de acordo com o site, eles foram montados na unidade, em esquema pré-série. 

Vale lembrar que a Mercedes Classe X deriva do mesmo projeto que originou a atual geração da Nissan Frontier e também a Renault Alaskan. Essas duas últimas, aliás, estão em produção em Santa Isabel. Além de um design próprio na dianteira, a caminhonete da marca alemã tem interior mais luxuoso e motor mais potente (no caso, um V6 turbodiesel de 258 cv).   

Nada disso, porém, foi capaz de fazer com que a caminhonete da Mercedes-Benz obtivesse boa aceitação. No fim das contas, a única fábrica que chegou a fornecer a Classe X foi a do Grupo Renault-Nissan em Barcelona, na Espanha. A produção total ficou muito abaixo das expectativas e somou aproximadamente 44 mil unidades. 

O que acontecerá com as caminhonetes Mercedes Classe X?

Quanto aos exemplares da picape abandonados na Argentina, não parecem existir muitas perspectivas. Como são veículos pré-série, a venda ao público geral não seria viável, já que eles podem apresentar inconformidades no processo de fabricação e, consequentemente, falhas de qualidade. Além disso, a exposição a intempéries durante os últimos anos pode ter causado danos.

Diante de tudo isso, o destino das únicas unidades da caminhonete Mercedes Classe X produzidas fora da Espanha deve ser o de continuar apodrecendo lentamente ao lado da fábrica. Ou, talvez, em algum momento, a multinacional opte por fazer um escrapeamento, que é um processo controlado de destruição e reciclagem dos veículos.