UAI
Transformers?

SUV que se transforma em picape finalmente ganha versão de produção

Qiyuan E07, do grupo Changan, ainda não foi lançado no mercado, mas imagens já foram reveladas

Publicidade
Carroceria do elétrico é uma mistura de SUV, fastback e picape
Carroceria do elétrico é uma mistura de SUV, fastback e picape Foto: Changan/ divulgação

Com a alta do mercado de SUVs e picapes, as inovações nos segmentos não param de surgir. Uma novidade aos adeptos dos veículos de grande porte foi apresentada pela marca chinesa Qiyuan, do grupo Changan. Trata-se de um veículo-conceito que é a mistura entre um SUV, com linhas de fastback, e uma caminhonete. Para complementar a onda de tendências, esse veículo ainda é elétrico.

O conceito do Qiyuan E07, revelado em setembro do ano passado, está em processo de homologação. Sua versão de produção foi divulgada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Apesar de possuir algumas diferenças visuais em relação ao protótipo, a proposta inovadora inicial foi mantida e será o apelo de compra do modelo.

A transformação entre os modelos de carroceria se dá a partir de um vidro que tampa a traseira, onde se localiza o porta-malas. Quando o vidro é recolhido em direção ao teto, o porta-malas é convertido em caçamba, como em uma caminhonete convencional.

Esse aspecto de design se assemelha em certa medida à característica já presente no Testa Cybertruck, que, apesar de não ter funcionamento igual, também possui recurso para cobertura da caçamba que acompanha a linha do teto.

O Qiyuan E07 estará disponível com duas motorizações, ambas equipadas com baterias de lítio para garantir seu funcionamento 100% elétrico. A versão de entrada conta com motor de 338cv, enquanto nas de tração integral ocorre a adição de um segundo motor de 252cv. Assim, será fornecido ao todo, potência de 590cv.

O veículo ainda não teve preços, nem aspectos do design interior divulgados. Mas, se for semelhante ao conceito, possuirá painel e portas num conjunto único, além de tela ajustável, como do BYD Dolphin, e volante sem quadro de instrumentos no fundo.