Inovações são constantes na indústria automotiva, com inserção contínua de novas montadoras, projetos e modelos no mercado. A novidade da vez, que talvez já esteja até ultrapassada, é o Apple Car ou Projeto Titan, tecnologia que os amantes da marca aguardam ansiosos. Existem especulações sobre este carro desde 2015 e a nova previsão de lançamento é para mais de uma década depois que os primeiros comentários surgiram em torno da possibilidade, com projeção para 2028.
Os novos rumores ampliam a data previamente especulada de lançamento do modelo, antes projetada para 2026. No meio do ano passado, em entrevista à CNBC, um analista afirmou que o projeto ainda está sendo desenvolvido e que a possibilidade de desistência é improvável. Sobretudo pelo ideal inovador de integrar os dispositivos e serviços oferecidos pela empresa com o automóvel, além da possibilidade de ele ser produzido em grande escala.
Inicialmente, a ideia era criar um carro completamente autônomo, que dirigiria sozinho, o que equivale a um sistema de condução nível 5. Houve um downgrade em relação à ideia inicial e o veículo a ser lançado seria elétrico e com automação completa, porém, somente em algumas circunstâncias, sendo então, do nível 4. Mas agora, é previsto que o automóvel se assemelhe a um Tesla, com automação parcial, no Nível 2+.
Também por essas mudanças, o design interno deverá ser completamente renovado, pois os boatos diziam que se fosse um autônomo Nível 5, poderia ser um veículo sem volante ou pedais. Outro rumor era de que a disposição interna dos assentos se assemelharia a de uma limusine, com os bancos para passageiros nas laterais, para que as pessoas pudessem sentar se olhando.
A ideia super inovadora de automação completa terá que esperar. Segundo a Bloomberg, a companhia quer oferecer este produto, mas não sabe quando. Com base na demora do primeiro Apple Car, que esperemos sentados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!