UAI
Não caia em golpe!

IPVA MG 2024: Saiba como não cair em golpes na hora do pagamento

Ministério Público de Minas Gerais divulgou medidas para que os contribuintes não caiam em golpes na hora do pagamento do IPVA 2024; sites de golpe idênticos aos oficiais podem ser evitados

Publicidade
Ministério Público de Minas Gerais dá dicas para não cair em golpes ao pagar IPVA 2024
Ministério Público de Minas Gerais dá dicas para não cair em golpes ao pagar IPVA 2024 Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começou a ser pago em Minas Gerais. O tributo terá suas parcelas quitadas em 22 de março para veículos com finais de placa 9 e 0, mas é preciso ter cautela ao realizar o pagamento da taxa.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), divulgou alguns cuidados a serem tomados para não cair em fraudes no pagamento do tributo.

Tentativa de golpes na hora do pagamento do IPVA 2024

Um vídeo publicado no começo deste mês viralizou e muitos contribuintes ficaram assustados com a chance de caírem em golpes na hora de pagar o IPVA MG 2024.

No vídeo era possível ver um pagamento sendo feito em site falso da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG). O site era marcado como “seguro” pelo navegador e até mostrava a opção de pagar via Pix com desconto.

 

O governo do estado negou que golpes do mesmo tipo estejam sendo aplicados neste ano. Ainda assim, o MPMG decidiu dar algumas dicas para que o cidadão que pagará o IPVA MG 2024 não caia em fraudes.

Como não cair em golpes do IPVA 2024 MG

Os golpistas criam sites idênticos aos do Detran-MG e da Secretaria de Fazenda. Até utilizam nomes semelhantes ou palavras como “ipva”, “detran” ou “fazenda” na URL – o endereço eletrônico. Dentro dos sites é possível até preencher o Renavam do veículo.

Ao pesquisar IPVA MG 2024 em buscadores, como o Google, os sites de fraude podem aparecer primeiro que os oficiais. Os criminosos pagam anúncios e o site falso aparece como “conteúdo patrocinado”.

Os sites fraudulentos priorizam o pagamento do tributo por Pix e boleto bancário. Dentro do endereço eletrônico existe até a opção de gerar guias para o pagamento, mas após clicar na alternativa o contribuinte se depara com uma mensagem de indisponível.

O MPMG indica fazer o pagamento das taxas apenas nos sites oficiais das instituições. Para isso, basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e não entrar nos endereços eletrônicos patrocinados ao fazer a busca do IPVA MG 2024.

Imagem do site oficial para realizar o pagamento do IPVA 2024.
Site oficial para realizar o pagamento do IPVA 2024 Foto: Reprodução/Internet

Ao tentar realizar o pagamento deve tomar cuidado e conferir se o beneficiário do pagamento é o estado de Minas Gerais.

Caso o cidadão seja vítima de golpe, é necessário procurar imediatamente o Ministério Público ou uma delegacia de polícia mais próxima. Ao chegar lá, é preciso apresentar cópias dos comprovantes de pagamento do IPVA MG 2024 junto da URL – endereço eletrônico – do site fraudulento.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!