O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começou a ser pago em Minas Gerais. O tributo terá suas parcelas quitadas em 22 de março para veículos com finais de placa 9 e 0, mas é preciso ter cautela ao realizar o pagamento da taxa.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), divulgou alguns cuidados a serem tomados para não cair em fraudes no pagamento do tributo.
Tentativa de golpes na hora do pagamento do IPVA 2024
Um vídeo publicado no começo deste mês viralizou e muitos contribuintes ficaram assustados com a chance de caírem em golpes na hora de pagar o IPVA MG 2024.
No vídeo era possível ver um pagamento sendo feito em site falso da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG). O site era marcado como “seguro” pelo navegador e até mostrava a opção de pagar via Pix com desconto.
O governo do estado negou que golpes do mesmo tipo estejam sendo aplicados neste ano. Ainda assim, o MPMG decidiu dar algumas dicas para que o cidadão que pagará o IPVA MG 2024 não caia em fraudes.
Como não cair em golpes do IPVA 2024 MG
Os golpistas criam sites idênticos aos do Detran-MG e da Secretaria de Fazenda. Até utilizam nomes semelhantes ou palavras como “ipva”, “detran” ou “fazenda” na URL – o endereço eletrônico. Dentro dos sites é possível até preencher o Renavam do veículo.
Ao pesquisar IPVA MG 2024 em buscadores, como o Google, os sites de fraude podem aparecer primeiro que os oficiais. Os criminosos pagam anúncios e o site falso aparece como “conteúdo patrocinado”.
Os sites fraudulentos priorizam o pagamento do tributo por Pix e boleto bancário. Dentro do endereço eletrônico existe até a opção de gerar guias para o pagamento, mas após clicar na alternativa o contribuinte se depara com uma mensagem de indisponível.
O MPMG indica fazer o pagamento das taxas apenas nos sites oficiais das instituições. Para isso, basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e não entrar nos endereços eletrônicos patrocinados ao fazer a busca do IPVA MG 2024.
Ao tentar realizar o pagamento deve tomar cuidado e conferir se o beneficiário do pagamento é o estado de Minas Gerais.
Caso o cidadão seja vítima de golpe, é necessário procurar imediatamente o Ministério Público ou uma delegacia de polícia mais próxima. Ao chegar lá, é preciso apresentar cópias dos comprovantes de pagamento do IPVA MG 2024 junto da URL – endereço eletrônico – do site fraudulento.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!