A melhor estratégia para evitar prejuízos em uma enchente é se precaver. Se você tiver que se deslocar de carro em dias de chuva, procure saber como está o seu caminho antes de sair da sua origem. Se alguma avenida estiver alagada, aguarde até que a situação se normalize.
Mas, se no caminho você se deparar com um trecho alagado, fique atento. Se for possível, volte e aguarde em um lugar seguro. No entanto, se não for possível voltar, avalie bem a situação. A altura máxima considerada segura para transpor um trecho alagado é até o meio das rodas do veículo. A partir daí, já existe a chance de algum componente ser afetado pela água e você ficar no meio do caminho.
Como atravessar um trecho alagado
Mesmo que água esteja dentro do limite aparentemente seguro, tenha certeza se será seguro atravessar o trecho alagado, pois pode ter buracos na pista encobertos e fora da visão do motorista. Use uma marcha forte, pode ser a primeira velocidade mesmo, e siga até o fim do trecho alagado sem fazer trocas, sempre mantendo uma aceleração constante.
Após ultrapassar um trecho alagado, o sistema de freio fica com a eficiência reduzida. Para ajudar a secar os discos, pastilhas e lonas a dica é acelerar e pisar no freio ao mesmo tempo por cerca de 200 metros. Se o motor do carro apagar no meio da inundação, não tente ligar de novo. Se for possível, empurre o veículo até um lugar seguro para tentar minimizar os danos mecânicos.
Carro pode não ser um local seguro para permanecer
Mas, se não é seguro seguir pelo trecho alagado, avalie se ficar dentro do carro é uma situação de risco. Se o nível da água continuar subindo e não for possível estacionar o carro em um lugar mais alto, abandone-o e procure por um lugar seguro. Essa decisão pode livrar o motorista de ser carregado junto com o veículo em meio à enxurrada ou até terminar preso e afogado dentro do mesmo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!