A General Motors (GM), detentora da marca Chevrolet, anunciou investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil, que serão aplicados no período de 2024 a 2028. De acordo com a multinacional, o montante tem "foco na mobilidade sustentável" e abrange a renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios.
As fábricas também receberão evoluções que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis. A solenidade foi realizada em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da General Motors International, Shilpan Amin, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro e o vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua.
Graças a esses investimentos, a GM afirma que iniciará "o período de maior transformação da marca em sua história no país". O novo ciclo tem como objetivo reforçar a competitividade da empresa e a sustentabilidade de suas operações e produtos.
Ainda segundo a GM, O valor de R$ 7 bilhões corresponde à primeira fase do novo ciclo de investimentos no país. O anúncio representa também o início das comemorações do centenário da empresa no país, que acontece em 2025.
Investimentos vão originar quais novos produtos GM?
Antes do novo plano de investimentos, a GM já havia anunciado o lançamento de seis novos veículos no Brasil em 2024. Sabe-se que o primeiro deles será o Chevrolet Spin atualizado: entre os demais, estão a caminhonete S10 e o SUV Trailblazer, todos reestilizados. Esses produtos já estavam em desenvolvimento, mas estão incluídos na nova leva de investimentos.
Embora a GM ainda mantenha sigilo sobre os futuros produtos, tudo indica que devem ser modelos híbridos, tecnologia que a multinacional não adota na América do Norte, mas vem desenvolvendo na China, em parceria com empresas locais. No Brasil, a propulsão híbrida, associada ao uso de etanol, é vista como alternativa viável e mais acessível para reduzir as emissões de carbono dos veículos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!