O presidente Lula teve um encontro com executivos da montadora chinesa BYD no Palácio da Alvorada. Na reunião, as partes trataram sobre as obras na fábrica de Camaçari (BA) e houve também a entrega de um SUV elétrico, o BYD Tan.
No encontro estavam Tyler Li, presidente da marca no Brasil, e Alexandre Baldy, conselheiro da empresa. Entre os outros presentes estavam a primeira-dama Janja da Silva e Rui Costa, o ministro da Casa Civil.
Qual modelo BYD entregou a Lula?
Tyler Li cedeu em comodato – empréstimo gratuito sem opção de troca por outro igual – para o presidente Lula o SUV BYD Tan. O modelo de sete lugares da marca chinesa é totalmente elétrico e ficará cedido ao presidente até janeiro de 2025.
O veículo da BYD entregue a Lula tem dois motores, sendo um no eixo dianteiro e o outro no traseiro. Juntos, os propulsores trazem potência combinada de 517cv e torque máximo de 69,3kgfm.
O modelo BYD Tan é equipado com bateria de 86,4kWh e pode ser recarregado de 30% a 80% em 30 minutos em corrente contínua de 110kW. A autonomia combinada do veículo cedido ao presidente é de 309 quilômetros, de acordo com o padrão Inmetro.
Em seu interior, o BYD Tan é equipado com central multimídia que tem tela giratória e flutuante de 15,6 polegadas. Os bancos são revestidos em tecido sintético premium, sendo que o traseiro conta com sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil.
O BYD Tan é o modelo mais caro da marca chinesa e a primeira-dama Janja chegou a dirigi-lo. A equipe do Vrum também teve a oportunidade de dar uma volta no veículo. Confira o teste do modelo cedido ao presidente Lula:
Lula tratou de outros assuntos sobre a BYD
Além da entrega do Tan, Lula também tratou sobre a fábrica da BYD em Camaçari (BA). A planta pertencia à Ford, porém, a empresa americana encerrou sua produção no Brasil em 2021.
Com isso, a montadora chinesa assumiu a fábrica no ano passado e agora apresenta um relatório detalhado do plano de investimentos ao presidente. Em postagem, Lula confirmou que serão R$ 3 bilhões investidos, gerando, aproximadamente, 10 mil postos de trabalho.
De acordo com o presidente, "a presença da marca na Bahia fomentará a economia local e contribuirá para o crescimento da produção de veículos sustentáveis".
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!