UAI
INÉDITO

SUV da Amarok? Volkswagen revela imagem do modelo

Chefe de design da marca alemã divulgou sketch em rede social

Publicidade
Sketch de SUV da Volkswagen baseado na caminhonete Amarok
Sketch de SUV da Volkswagen baseado na caminhonete Amarok Foto: Foto: Albert Kirzinger/LinkedIn/Reprodução

A Volkswagen revelou uma imagem de um inédito SUV de grande porte, baseado na caminhonete Amarok. O modelo foi criado a partir da segunda geração da picape, que é produzida na África do Sul e compartilha a plataforma com a Ford Ranger. Nesse ponto, vale lembrar que a similar vendida no Brasil vem da Argentina e está uma safra atrás. 

A imagem, que é, na verdade, um sketch, espécie de esboço com as linhas iniciais do SUV, foi divulgada por Albert Kirzinger, chefe de design da divisão de veículos comerciais da Volkswagen. Ele publicou a criação no próprio perfil no LinkedIn. "Explorando ideias de design para a picape Amarok", disse ele, que atribuiu a criação ao colega Simon T. Gorski, que trabalha na mesma equipe.  

O desenho mostra que o SUV não é simplesmente um Volkswagen Amarok com a caçamba fechada. O veículo tem elementos próprios, como as portas traseiras, que se integram muito bem às janelas laterais posteriores. Além disso, a distância entre-eixos é visivelmente menor que a da picape. Até a dianteira, apesar de se assemelhar à da caminhonete, tem elementos exclusivos, como o para-choque. 

Além disso, é possível notar que o SUV da Volkswagen baseado na caminhonete Amarok está preparado para off-road pesado. Afinal, o veículo ostenta pneus all-terrain e até um snorkel, item que permite a travessia de trechos alagados. Não faltam, ainda, rack de teto com três faróis auxiliares e estribos nas laterais. 

Volkswagen pode lançar SUV baseado na Amarok?

Apesar de ser um projeto totalmente viável do ponto de vista industrial, tudo indica que a Volkswagen não tem qualquer tipo de plano de criar um SUV a partir da Amarok. A imagem é só um exercício de imaginação da equipe liderada por Kirzinger e, assim, não deverá ter continuidade. 

Primeiramente, cabe destacar que já existe um SUV baseado na nova Ford Ranger: é o Everest, que, todavia, não é vendido na América do Sul. De qualquer modo, seria muito fácil adaptar esse projeto ao da nova Amarok. Porém o caso é que, em 2022, Lars Krause, executivo da divisão de veículos comerciais da Volkswagen, já havia confirmado que tal modelo não estaria nos planos da empresa.

Por fim, mas não menos importante, há outro grande entrave a um SUV baseado na Volkswagen Amarok: a viabilidade financeira. É que a nova safra da caminhonete vem obtendo vendas globais muito fracas, repetindo o baixo desempenho comercial da primeira geração.