UAI
Pulse da Chevrolet

Como será o inédito SUV do Onix, que chega ao mercado em 2026?

Com o fim das versões aventureiras, fabricantes tentam aumentar o lucro anabolizando seus hatches compactos

Publicidade
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG Foto: KDesign AG/Reprodução

A Chevrolet anunciou seu plano de investimentos no Brasil entre 2024 e 2028, que vai alcançar a cifra de R$ 7 bilhões. Além da renovação de vários produtos atuais, que vai começar pelo Spin reestilizado, o aporte também contempla modelos inéditos, como o SUV do Onix. Mas, como será esse carro?

Bom, a grosso modo, poderíamos entender como 'SUV do Onix' o Chevrolet Tracker, utilitário-esportivo construído sobre a mesma plataforma GEM e com o mesmo conjunto mecânico do Onix. No entanto, a Chevrolet quer um produto parecido com o Fiat Pulse, que é um Argo levemente 'marombado'. Claro, existem outros exemplos dessa estratégia, como a relação entre o Volkswagen Polo e o Nivus, além dos finados Honda WR-V e Fit.

Como será o inédito SUV do Onix?

 

Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG.
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG Foto: KDesign AG/Reprodução

Assim, para 'montar' o SUV do Onix, a Chevrolet terá que aplicar uma fórmula que já ficou conhecida. O monobloco e até alguns componentes da carroceria do hatch, como as portas, serão mantidos. As suspensões são elevadas, para alcançarem altura mínima do solo de 20 centímetros, para que o veículo possa ser classificado como um SUV.

Atualmente, o trabalho feito pelo fabricantes é bem maior que o dedicado às extintas versões aventureiras. Assim, também espere que o SUV do Onix receba para-choques exclusivos, novo capô e tampa traseira, faróis exclusivos, assim como painéis laterais mais altos, para dar um efeito de maior robustez. Essa 'receita' do modelo inédito foi publicada pelo Autos Segredos há quase um ano. Já a ilustração reproduzida nessa matéria é um trabalho do Kleber Silva, do perfil KDesign AG.

Interior deve repetir a nova Spin

No interior do SUV do Onix, espere pelo pequeno quadro de instrumentos digital integrado à nova geração da central multimídia da Chevrolet, exatamente como já foi divulgado o interior do Chevrolet Spin reestilizado.

O motor será o atual 1.0 turbo flex, que desenvolve 116cv de potência (tanto com gasolina quanto com etanol) e torques de 16,3kgfm (abastecido com gasolina) e  16,8kgfm (com etanol), sempre com câmbio automático de seis marchas.

O SUV do Onix será lançado em 2026. O modelo será produzido na planta de Gravataí (RS), onde a família Onix (hatch e sedan) é produzida.