O Volkswagen Golf está fazendo aniversário. O modelo é um dos maiores sucessos na Europa e em 2024 completa 50 anos. A Volkswagen aproveitará para apresentar mudanças no Golf Variant, a carroceria perua do hatch.
O Golf foi o sucessor do Beetle – no Brasil conhecido como Fusca – e mais de 37 milhões de unidades do modelo foram entregues desde 1974. Para a atualização de meia-vida, a Variant ganha novidades nos recursos de tecnologia e fortifica o segmento de peruas.
Facelift do Golf Variant
Na dianteira, o modelo ganhou faróis de LED mais finos estilizados que o anterior. Com o facelift, uma barra transversal em LED passa a compor a grade dianteira – como no Taos – e o logotipo pode ser iluminado. Os para-choques também tiveram alterações.
As lanternas traseiras, também em LED, podem ser personalizadas em três diferentes animações como item opcional. Em seu interior, o Golf Variant ganha uma nova central multimídia com hardware e softwares mais modernos, o sistema MIB4. A tela é sensível ao toque e pode ter 10,4 ou 12,9 polegadas, e seus gráficos e controles foram modificados para que a utilização seja mais fácil.
Outra novidade foi a introdução do assistente de voz com linguagem natural e integrado ao ChatGPT. A alteração permitirá não só o controle das funções do carro (ar-condicionado, mudança de estação de rádio ou música etc) como também acessar informações on-line.
O sistema de segurança da versão Variant teve a função Park Assist Plus aperfeiçoada e o sistema Park Assist Pro foi adicionado pela primeira vez para o Golf. Dessa forma, o motorista poderá manobrar o veículo para dentro ou fora da vaga utilizando o smartphone.
Parte mecânica do Golf Variant
São oferecidos diferentes motores para o Golf Variant. A perua Volkswagen terá propulsores a gasolina e a diesel. Mas também conta com opções eletrificadas híbrido leve e híbrido plugin.
Na lista dos motores está o 1.5 TSI, com 115cv ou 150cv de potência. Há também o 2.0 TSI de 204cv e o TDI 2.0 com as mesmas opções de potência. O motor híbrido leve é 1.5 eTSI com caixa DSG e gerenciamento automático de cilindros, oferecidos também na potência de 115cv ou 150cv.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!