UAI
LISTÃO

Ao abastecer o carro, siga essas 5 regras à risca

Tarefa rotineira pode se tornar perigosa caso o motorista não respeite determinados preceitos

Publicidade
Abastecimento pode oferecer riscos se motorista não seguir as regras
Abastecimento pode oferecer riscos se motorista não seguir as regras Foto: Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

Abastecer o carro é uma tarefa rotineira para qualquer motorista. Porém, apesar da cotidianidade, esse procedimento requer alguns cuidados. Afinal, os combustíveis presentes no posto são altamente inflamáveis, de modo que descuidos podem causar acidentes de grandes dimensões.

Diante disso, o VRUM listou 5 regras que precisam ser seguidas à risca na hora de abastecer o carro no posto de combustíveis. Muitas delas já são (ou, ao menos, deveriam ser) conhecidas pelos motoristas, mas nem por isso acabam sendo respeitadas. Confira!  

1- Posicione o carro corretamente diante da bomba

Na maioria dos postos de combustíveis, existem vagas demarcadas na frente das bombas. Caso não haja marcação no piso, o motorista deve procurar uma boa posição na hora de abastecer, estacionando o veículo a uma distância apropriada: nem muito próximo, de modo a deixar um espaço suficiente para o frentista trabalhar, nem muito afastado, para não prejudicar a circulação dos demais usuários do local.   

2- Fique atento

Ao abastecer o carro, o motorista pode acabar enfrentando alguma situação inesperada, como um vazamento de combustível. Por isso, é preciso estar atento para acionar os frentistas o mais rapidamente possível. Caso ocorra algo ainda mais perigoso, como um incêndio, um condutor alerta poderá escapar com maior agilidade. 

3- Nunca mantenha o carro ligado ao abastecer

Visão geral de um posto de combustíveis de bandeira Shell, com poucos veículos sendo abastecidos
Durante o abastecimento, motorista deve manter o veículo desligado, não fumar e nem manusear o celular Foto: Foto: JairAmaral/EM/D.A.Press

Os postos exigem que o motorista desligue o carro ao abastecer, mas algumas pessoas se recusam a seguir essa regra; geralmente, para tirar proveito do aparelho de ar-condicionado. Porém, é preciso sempre seguir tal recomendação, já que o ar próximo às bombas tem vapores de combustível que podem inflamar com alguma centelha emitida pelo motor.

4- Não use o celular

Muitos postos proíbem também o uso do celular durante o abastecimento. Isso, porque tanto o aparelho quanto o próprio veículo acumulam eletricidade estática, que não combina com os vapores de combustíveis presentes no local. É verdade que as chances de um incêndio são pequenas, mas já existiram algumas ocorrências desse tipo. Assim, o mais seguro é deixar o telefone para outra hora. 

5- Não fume

Eis outra regra mais do que conhecida, mas ainda eventualmente desrespeitada: posto de combustíveis não é lugar de fumar. Afinal, as brasas e faíscas emitidas pelo cigarro não combinam nem um pouco com os milhares de litros de etanol, gasolina e óleo diesel (todos altamente inflamáveis) presentes no local. 

Bônus: Seu carro usa GNV? Então, desembarque ao abastecer

Em alguns Estados, é lei: os ocupantes precisam desembarcar na hora de abastecer um carro movido a Gás Natural Veicular (GNV). Porém, como não há legislação federal sobre esse assunto, a dica é aguardar fora do habitáculo mesmo nos locais onde tal ato não é compulsório. Trata-se de uma questão de segurança, já que o cilindro do combustível pode explodir se tiver fissuras ou se a bomba estiver com pressão excessiva.