Após uma série de rumores, Ferrari oficialmente anuncia a chegada de Lewis Hamilton à equipe. O piloto britânico deixará a Mercedes no fim de 2024 e correrá na escuderia italiana, ao lado de Charles Leclerc, a partir da temporada 2025.
O anúncio foi feito por meio dos portais da Ferrari, com a seguinte declaração: "A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, com um contrato de vários anos".
Após o comunicado, Carlos Sainz, que defendia a Ferrari desde 2020, aproveitou a deixa e anunciou a sua saída da equipe. A atitude já era esperada, haja vista que o piloto e a Ferrari enfrentavam divergências há algum tempo.
Segundo especulações, o espanhol deve integrar a equipe da Audi nos próximos anos, mas ainda não há confirmações sobre seu futuro.
Lewis Hamilton teve trajetória vitoriosa com a Mercedes
Insatisfeito com o desempenho da equipe nos últimos tempos, o piloto britânico de 39 anos abriu mão da renovação e optou pela equipe italiana. Apesar da escolha, durante os 11 anos em que esteve na Mercedes, Lewis Hamilton foi muito bem sucedido.
Ao lado da equipe alemã, Lewis Hamilton conquistou seis títulos mundiais e se tornou heptacampeão do torneio. O piloto atuou em 222 corridas pela Mercedes, chegando a 82 vitórias e 78 poles. Além disso, acumula mais de 3,4 mil pontos e quase 4,2 mil voltas lideradas.
O desempenho de Hamilton também foi importante para a conquista de troféus coletivos, como os oito títulos consecutivos do Mundial de Construtores, da marca de 2014 a 2021.
Emocionado, o piloto agradeceu a Mercedes pelos anos de parceria e se mostrou empolgado com a nova etapa.
"Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar. Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto por sua amizade e liderança, e quero terminar juntos em alta. Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com os Silver Arrows um ano inesquecível"
por Lewis Hamilton
Hamilton tem números muito acima da média na Fórmula 1
Ao todo, Lewis Hamilton disputou 332 corridas desde o início de sua carreira, e enquanto corria pela Mercedes, atingiu às marcas pessoais centenárias de 103 vitórias e 104 poles. É um reforço e tanto para a Ferrari, que não conquista um Mundial de pilotos desde 2007, quando Kimi Raikkonen garantiu o título.
Se trouxer o título para a italiana, Hamilton alcançará a marca de oito mundiais e se tornará o maior campeão da história da categoria, ultrapassando Michael Schumacher, lenda da Ferrari.
Além disso, se conquistar o oitavo mundial pela Ferrari, Lewis Hamilton será o segundo piloto da história a vencer o campeonato por três equipes diferentes, algo que apenas Juan Manuel Fangio conseguiu.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion para informações, dicas e novidades do mercado automotivo!