A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 9 bilhões no Brasil até 2028, que se soma a outros R$ 7 bilhões anunciados em 2023. Desses R$ 16 bilhões, ainda restam 16 produtos a serem lançados até o fim do ciclo, entre inéditos, novas gerações, reestilizações e eletrificação. Mas, como o assunto aqui é carro, vamos conhecer os principais lançamentos que estão por vir.
Volkswagen Tarok
Um dos lançamentos mais esperados da Volkswagen é a picape derivada do conceito Tarok, apresentado no Salão do Automóvel de 2018. Essa caminhonete terá porte intermediário, como a Fiat Toro, mas só chega ao mercado em 2026. Construída sobre a plataforma MQB A0, a Volkswagen Tarok terá motor 1.5 turbo de 150cv de potência e 25,5kgfm de torque. Esse modelo será fabricado no Brasil.
SUV do Gol
Outro lançamento importante é o modelo que vem sendo chamado de 'SUV do Gol'. Esse será o utilitário-esportivo de entrada da Volkswagen, abaixo do Nivus, vendido a partir de R$ 100 mil. Esse segmento promete. Liderado pelo Fiat Pulse, em breve ganhará players como o SUV do Onix, o novo Honda WR-V e o Renault Kardian.
O SUV do Gol chega ao mercado no início de 2025 utilizando a plataforma e alguns componentes do Polo. A motorização será a 1.0 turbo (170 TSI), com até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque, que terá opções de câmbio manual ou automático. Já as versões mais caras poderão usar o mesmo motor com a configuração 200 TSI, com até 128cv e 20,4kgfm, essa apenas automática.
Golf R
A oitava geração do Golf chega em 2024, importada e já com a reestilização de meia-vida. No entanto, o modelo chega apenas na versão apimentada R, com motor 2.0 turbo que terá algo próximo a 319cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A ideia é rivalizar contra o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla. Mas vai ser salgado!
Reestilizações estão na lista de novidades da Volkswagen
Amarok 2025
Nós já falamos aqui que, no Brasil, a Volkswagen Amarok não vai ganhar uma nova geração, como a marca fez em países que julga mais respeitáveis, como a África do Sul, onde um modelo inédito foi montado sobre a plataforma da nova Ford Ranger, que é um excelente produto. Por aqui a caminhonete média ganha um tapa no visual, concentrado na dianteira, e mantém a motorização. Esse modelo deve chegar no primeiro semestre de 2024. Confira mais detalhes da Amarok 2025.
T-Cross 2025
O Volkswagen T-Cross vai receber uma reestilização (já lançada na Europa) para se atualizar. A novidade está na chegada do motor 1.5 turbo, com 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, que entra no lugar do atual 1.4 turbo. Confira mais detalhes do T-Cross 2025.
Nivus 2026
Já o Nivus será renovado apenas em 2025. As mudanças também serão sutis, inspiradas na reestilização do Taigo, que é o seu equivalente europeu. A grande expectativa para o modelo é a chegada do motor 1.5 turbo, com 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, em uma inédita versão mais esportiva. Saiba mais sobre o Nivus reestilizado.
Investimento contempla a eletrificação da gama
Esse investimento da Volkswagen ainda contempla a eletrificação de toda a gama atual - Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Taos (esse fabricado na Argentina).
Essa 'hibridização' vai ocorrer em diferentes níveis - leve, pleno e plug-in - a partir da plataforma MQB Hybrid.
Entre os híbridos plenos e plug-in, o motor a combustão deve ser o 1.5 turbo e flex. Esse conjunto deve estar sobre o capô de dois SUVs
Substituto do Tiguan
Em 2026 o Tiguan Allspace será substituído por um SUV de sete lugares baseado no Tayron chinês. Disponível em duas carrocerias, um SUV convencional e outro SUV cupê (o Tayron X), esse modelo será importado.
Elétricos ainda não
Já a fabricação dos elétricos puros não está nos planos até 2028. A marca afirma que tem essa intenção, mas não está nessa bateria de investimento. Então, nessa lista de 16 novidades, os elétricos serão importados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!