Para quem curte carros, o destaque da visita do presidente Lula à planta da Volkswagen de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), foi o Virtus conversível usado para um breve desfile. O resultado ficou muito bom, e chamou novamente a atenção para a falta de opções de modelos 'descapotados' no mercado brasileiro.
O Virtus Cabrio, nome oficial do showcar produzido pela Volkswagen especialmente para a visita de Lula, tem carroceria pintada em azul Biscay. O veículo traz sob o capô o motor 250 TSI, um bloco 1.4 turbo com até 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, motorização usada somente na versão de topo Exclusive, vendida a R$ 152.490. O câmbio é automático de seis marchas.
Como foi feito o Virtus conversível?
Como todo conversível, o Virtus Cabrio precisou receber reforços estruturais para compensar a ausência das colunas B e C, assim como o teto, que 'amarram' a carroceria na versão 'fechada'. O Volkswagen Virtus conversível tem atributos das versões Highline e Exclusive. As rodas de 18 polegadas são escurecidas. Até os sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo foram modificados.
Para conseguir um espaço maior entre os bancos dianteiro e traseiro, permitindo que Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin ficassem em pé dentro do Virtus conversível, o assoalho foi alongado. O banco traseiro ganhou um design exclusivo para este modelo especial. Com as modificações, o próprio tanque de combustível precisou ser alojado na parte inferior do assoalho.
O Virtus conversível recebeu uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando em pé, tivessem apoio e segurança. Novas peças de acabamento foram desenvolvidas para 'fechar' onde antes haviam as colunas e o vidro traseiro. Já o interior tem bancos, painel e apliques de porta em preto.
O Virtus Cabrio será fabricado?
De acordo com a Volkswagen, cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para entregar o Virtus conversível usado na visita de Lula à fábrica de Anchieta.
"“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”"
por Antonio Carnielli Jr., diretor de Desenvolvimento Técnico da VW
Enfim, veremos Virtus conversíveis 'desfilando pelas ruas brasileiras? Que nada! O Virtus Cabrio será destinado ao acervo da Garagem VW, ficando ao lado de outros veículos especiais e protótipos. O Virtus é o quinto veículo que a Volkswagen confecciona para este tipo de evento. No passado, já foram construídos Fusca, Polo Sedan e Fox conversíveis, para os anos de 1959, 1993, 2003 e 2005, respectivamente.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!