A visita do presidente Luiz Inácio Lul da Silva e do vice presidente Geraldo Alckmin à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) deu o que falar. O que mais chamou atenção foi o carro utilizado no desfile: um VW Virtus conversível.
O Virtus Cabrio, nome oficial do modelo, foi feito especificamente para o evento. A "versão" é equipada com o motor 250 TSI, um 1.4 turbo com até 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, como na versão de topo, Exclusive. O câmbio é automático de seis marchas.
Esse é o quinto modelo desenvolvido pela VW exclusivamente para conduzir presidentes da República em suas visitas às fábricas da marca. Confira quais foram os outros quatro a seguir:
1959: Juscelino inaugura fábrica em conversível
O primeiro Volkswagen desenvolvido para visitas presidenciais à fabrica foi um Fusca conversível. O modelo foi utilizado para o desfile de Juscelino Kubitschek na inauguração da unidade de São Bernardo do Campo (SP), em 1959.
Nessa nova linha de produção foram fabricados cerca de 3,3 milhões de exemplares do Fusca, de um total de 24 milhões vendidos no mundo. Esse número corresponde a aproximadamente 14% do volume total.
1993: Fusca Itamar
Cerca de 34 anos depois, a cena se repetiu. Quando Itamar Franco estava na presidência, o modelo escolhido para o desfile também foi um Fusca conversível. Dessa vez, o carro foi utilizado na comemoração ao retorno do Fusca - com carroceria convencional - às linhas de produção.
2003: Lula desfilou em sedan conversível antes do VW Virtus
Depois do desfile de 1993, a produção do Fusca perdurou por mais três anos e, em 1996, foi finalizada pela segunda (e última) vez. Por isso, o carro escolhido para a visita de Lula em 2003 foi o então recém chegado Polo Sedan, de quatro portas e conversível.
O trajeto percorrido em 2003, por Lula e Alckmin, foi o mesmo da última visita à fábrica, agora em 2024.
2005: Lula utiliza um hatch
Pela segunda vez, o presidente Lula desfilou em um Volkswagen conversível. Desta vez, o evento aconteceu em comemoração aos 15 milhões de veículos produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Na ocasião, o modelo escolhido para transportar o político foi um Fox cabriolet.
Virtus conversível foi a escolha da VW para transportar Lula em 2024
O presidente e seu vice, Geraldo Alckmin, utilizaram o Virtus Cabrio em desfile comemorativo desta semana. O motivo das celebrações foi o anúncio da Volkswagen sobre a ampliação dos investimentos em R$ 9 bilhões.
Apesar de ter chamado atenção, principalmente pela escassez de carros conversíveis no mercado nacional, o modelo não será produzido em série.
Segundo a Volkswagen, o showcar utilizado por Lula ficará guardado no museu da marca, juntamente com o Polo Sedan e o Fox utilizados nas cerimônias de 2003 e 2005, respectivamente.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!