A cidade de Paris (na França) votou, em um referendo, sobre o aumento da tarifa de estacionamento para os SUVs. No total, 78.121 parisienses participaram da consulta pública e, com 54,5% dos votos, ficou decidido peloaumento da taxa.
Na Europa já existem taxas para rodar nos grandes centros urbanos, sobretaxas sobre emissões de CO2, consumo e peso para os SUVs e outros modelos de grande porte. A partir de setembro, os donos de utilitários-esportivos terão que gastar ainda mais para estacionar nas ruas da capital francesa.
A França é o país que mais luta contra carros pesados e poluidores no Velho Continente. Sua capital, Paris, possui uma política para que a cidade se torne cada vez mais amigável em relação a bicicletas e o aumento da tarifa corrobora com isso.
Quanto irá custar para estacionar nas ruas de Paris?
Os donos de SUV terão que pagar 18 euros - aproximadamente R$ 96 - por hora para estacionar no mesmo local em que um carro 'normal' paga 6 euros. E esse valor só é válido para as primeiras duas horas. Se for ficar mais tempo, a conta será mais salgada ainda. A medida é calculada de acordo com o peso do veículo e não por conta das emissões, o que faz com que utilitários-esportivos híbridos e elétricos também sejam atingidos.
Dessa forma, os modelos a gasolina, diesel, híbridos e híbridos plug-in entram na faixa de cobrança caso pesem acima de 1.600 quilos. Apenas os veículos 100% elétricos têm diferenciação, mas ainda devem pesar menos de duas toneladas para não serem taxados.
Além de ter variação na tarifa conforme a hora do dia, o local em que se para o carro também pode alterar o valor a ser pago para estacionar. Quanto mais próximo o bairro fica do Centro de Paris, mais caro será a tarifa.
Do primeiro ao décimo primeiro bairro, a partir do Centro, os donos de SUVs terão de pagar 18 euros. A partir do décimo segundo bairro até o vigésimo, o valor diminui, passando a ser cobrado 12 euros - automóveis menores pagam 4 euros nesse local.
Tarifa não vale para todos
Residentes, prestadores de serviço e cidadãos que trabalham na área não precisam pagar excessivamente para estacionar. O mesmo vale para pessoas com mobilidade reduzida.
Para quem não se encaixa nessas opções e precisa deixar o veículo por até seis horas no local, terá de pagar 225 euros, o equivalente a, aproximadamente, R$ 1.200. Imagina se a moda pega no Brasil?
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!