A Ferrari bateu, novamente, o próprio recorde de vendas. No ano passado a montadora já havia divulgado lucro líquido de 939 milhões de euros; agora, a marca alcança outra marca histórica e chegou a faturar, em 2023, 1,257 bilhão de euros, crescimento de 34% no ano.
Um dos grandes responsáveis pelo sucesso é o lançamento do SUV Purosangue, além de renovações e estratégias em mercados importantes. As vendas de carros da Ferrari chegaram a 13.663 unidades no ano passado, um aumento de 3,3%, embora a marca tenha registrado queda na China.
Modelos mais vendidos da Ferrari
A Ferrari teve suas vendas impulsionadas pelos superesportivos híbridos 296 GTB e SF90, além do modelo Spider. Porém, o destaque fica para a Purosangue que, assim que teve sua reserva aberta, esgotou o estoque até o final de 2025.
O SUV da Cavallino é equipado com motor 6.5 V12 aspirado com 725cv de potência e 73kgfm de torque. O Purosangue ainda possui transmissão de dupla embreagem de 8 marchas. O modelo atinge 100km/h em apenas 3,3 segundos e tem velocidade máxima de 310km/h. No Brasil, o veículo custa R$ 7,4 milhões.
O portfólio da Ferrari em 2023 inclui 11 modelos a combustão e quatro carros híbridos, que representam 56% e 44% das vendas da marca, respectivamente. Ainda que a marca divulgue que bateu recordes, a Ferrari não dá números exatos de quantas unidades foram vendidas de cada modelo em seu portfólio.
Ferrari comemora vendas e planeja futuro
A montadora italiana prometeu que irá lançar um esportivo elétrico no próximo ano. Ainda assim, a Ferrari não planeja abandonar os veículos a combustão ou híbridos nos próximos anos.
O CEO da marca, Benedetto Vigna comemorou os números e disse que “os resultados recordes de 2023, as expectativas que temos para 2024 e nossa excepcional carteira de encomendas nos permite olhar para metas mais ambiciosas estabelecidas para 2026 com confiança renovada”.
Em 2024 a expectativa é que as vendas aumentem ainda mais, ainda que a marca não fale números exatos. A expectativa para este ano é de que a Ferrari tenha uma receita de 6,4 bilhões de euros bruto, o que representa um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!