Vai viajar de carro e não sabe qual o melhor combustível para abastecer? Gasolina ou etanol? Mostramos as características de cada um para que não haja mais dúvida na hora de pegar a estrada.
Na série VRUM DE VERÃO, a nossa equipe preparou alguns vídeos para dar dicas de como viajar da melhor maneira possível e, assim, suas férias serão prazerosas desde o começo. Então, além de entender quais os aspectos de cada combustível, confira os outros episódios que já postamos:
- Episódio 1: Revisão de férias;
- Episódio 2: O que você mesmo pode resolver na garagem;
- Episódio 3: O que levar na viagem;
- Episódio 4: Organizando as bagagens;
- Episódio 5: Saiba como transportar seu pet;
- Episódio 6: Para que serve o pedágio?
Qual o melhor combustível para viagem?
O melhor combustível para viajar é a gasolina, já que com ela o veículo terá mais autonomia. Se for uma viagem curta, com até uns 400 quilômetros de ida e volta, é possível que nem haja necessidade de abastecer no meio do caminho, reduzindo as chances de encher o tanque com combustível adulterado e evitando paradas desnecessárias.
No entanto, fique atento. Se você encontrar um posto de combustível confiável ao longo da viagem, vale a pena completar o tanque com gasolina para não voltar com pouco combustível, o que te deixaria vulnerável caso algo saia do script ao longo do caminho.
Quando vale a pena usar etanol?
Mas, se a viagem for pertinho, pode ser vantajoso optar pelo etanol. É que o combustível derivado da cana de açúcar costuma acrescentar mais torque e potência ao motor, o que é muito bem vindo em um carro 1.0 fraquinho.
Para essas viagens em que o destino é próximo, quando a autonomia mínima é 'folgada' para ir e voltar, também é possível escolher o combustível - etanol ou gasolina - pelo preço.
O preço por litro do etanol é sempre menor que o da gasolina, mas isso não significa que ele seja sempre vantajoso. É que a gasolina proporciona ao veículo maior autonomia, pois seu consumo chega a ser 30% a 35% inferior ao do etanol.
O etanol seria mais vantajoso caso seu preço equivalesse, em média, a 70% do preço da gasolina. Para isso, temos que multiplicar o valor da gasolina por 0,7 e comparar o resultado com o preço do etanol.
Se o litro da gasolina está, por exemplo, R$ 5, o preço do litro do etanol teria que estar custando até R$ 3,50 para valer a pena.
Vale lembrar que essa conta depende de vários fatores, como a forma de dirigir, o tipo de carro, o motor e outros. Por isso não dá para cravar que essa conta dos 70% funcione para todos. Com o tempo você vai conhecendo melhor o seu carro e pode definir qual é a relação de consumo entre esses dois combustíveis.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas