O Jeep Compass 2025 já está gerando expectativa entre os amantes do modelo, que anseiam por novidades. Para controlar um pouco a ansiedade, a Quatro Rodas teve acesso a informações exclusivas, que indicam que o fabricante aposentar o atual motor 2.0 turbodiesel.
Dessa forma, o Compass segue o passo de outro modelo da marca, o Renegade, que perdeu o propulsor a diesel no fim de 2021. Com isso, a mudança na gama de motorizações é a primeira novidade confirmada na transformação do SUV médio.
Qual o motivo da mudança no Jeep Compass?
A existência de uma dificuldade na venda de seminovos a diesel evidencia a redução na demanda de veículos com esse tipo de motorização na indústria automotiva. Para se ter uma ideia, a diferença de preços de versões a diesel e a gasolina do Compass supera R$ 40 mil, o que as torna muito caras e pouco atrativas.
Em breve, o Compass será oferecido com o novo motor 2.0 GME turbo a gasolina, compartilhado com a Ram Rampage. O propulsor entrega 272cv de potência e 40,9kgfm de torque ao lado da transmissão de nove marchas com tração integral. O atual 1.3 turbo, conhecido como T270, deverá ser mantido.
Novidades na plataforma do Jeep Compass
Para o ano de 2025, o Jeep Compass também sofrerá alterações em sua plataforma. Por enquanto, a novidade está confirmada na Índia, mas essa nova arquitetura poderá chegar ao mercado brasileiro no futuro, caso o Grupo Stellantis faça outro ciclo de investimentos.
Batizada de STLA Medium, essa plataforma foi lançada em julho do ano passado e estreou no Peugeot 3008 de nova geração. Ao adotar tal arquitetura, o SUV médio da Jeep poderá ter uma versão 110% elétrica - algo que nunca ocorreu antes na linha Compass.
A base permite que o modelo tenha uma arquitetura elétrica de 400V, baterias de até 98kWh e tenha motores com potências entre 218cv e 388cv. A capacidade de carregamento da bateria é de 20% a 80% em 27 minutos, e a autonomia fica entre 500 a 700 quilômetros.
Atualmente o Jeep Compass possui comprimento de 4,40m e entre-eixos medindo 2,63m. A plataforma que o modelo receberá acomoda veículos que variam entre 1,3 e 4,9m e entre-eixos entre 2,7 a 2,9m, fazendo com que o SUV médio da montadora cresça um pouco.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!