Nesta semana, a Volkswagen do Brasil anunciou uma redução de mais de R$ 3.000 no preço da assinatura do carro elétrico ID.4. O modelo, que chegou ao Brasil com uma mensalidade de R$ 10 mil, passa a custar R$ 6.990, com pacotes a partir de 1.500 milhas por mês.
O SUV elétrico terminou o ano em 99º lugar na lista de elétricos da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Apesar disso, a montadora afirma que a redução diz respeito à uma análise do comportamento do produto junto aos usuários, tipo de uso do veículo e fatores demográficos, e não à baixa demanda pelo modelo.
Redução pretende atrair novos clientes para o ID.4
Apesar da tentativa da Volkswagen de minimizar a baixa aceitação do seu primeiro carro elétrico no Brasil, é muito simples perceber que o veículo não agradou o consumidor.
Mesmo sem um retorno da marca sobre quantos contratos de assinatura estão ativos, é possível saber que são poucos. Isso, porque, de acordo com a ABVE, de janeiro a dezembro do ano passado, apenas 88 unidades foram emplacadas; em 2024, foi apenas uma.
Vale lembrar que unidades emplacadas não estão, necessariamente, alugadas. Um exemplo disso é que algumas concessionárias Volkswagen de Minas Gerais e da capital paulista, que encomendaram uma unidade do modelo, continuam com o veículo disponível para aluguel até hoje, mais de seis meses depois.
Inclusive, para minimizar o prejuízo, em algumas concessionárias o ID.4 tem sido utilizado até mesmo como carro benefício para a diretoria, como afirmou um revendedor paulista.
Porém, essa rejeição é bastante compreensível, uma vez que, ao assinar o contrato de 24 meses, o cliente gastaria R$ 240 mil e, no fim das contas, sequer tem a propriedade do SUV.
Por esse valor, o cliente poderia optar por outros modelos, como um GWM Haval H6, SUV de R$ 214 mil. Para quitá-lo no mesmo tempo da assinatura do ID.4, o motorista arcaria com parcelas de R$ 8,9 mil e ainda sobrariam R$ 26 mil.
Aluguel ainda é caro, mas benefícios continuam
Segundo a VW, os clientes que já possuem assinatura do ID.4 no VW Sign&Drive terão os contratos atualizados, e o valor da mensalidade será reduzido para os atuais R$ 6.990. Além disso, o total a mais pago nas faturas anteriores será reduzido a partir de abril.
No mais, para os clientes que forem atraídos pelo desconto, os benefícios do programa de assinatura seguem sem alterações, incluindo assistência 24 horas, documentação e proteção completas, gestão de multas e manutenção preventiva inclusa.
De qualquer modo, gastar R$ 168 mil em um veículo e não poder ser dono dele deixa grande parte dos consumidores desanimados. Se a intenção é ter um carro elétrico, pelo mesmo valor, o cliente pode optar por outros modelos até mais baratos como o Caoa Chery Tiggo 5X Pro Max Drive, que custa R$ 154,9 mil.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion para informações, dicas e novidades do mercado automotivo