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prejuízo

ID.4: demanda pífia faz VW reduzir preço da assinatura do SUV elétrico

Mensalidade do VW ID.4 teve preço reduzido em 30% para atrair clientes e minimizar o prejuízo causado pelos veículos 'encalhados' nas concessionárias

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Volkswagen ID.4 teve números desastrosos no ano passado, segundo a ABVE
Volkswagen ID.4 teve números desastrosos no ano passado, segundo a ABVE Foto: Volkswagen / Divulgação

Nesta semana, a Volkswagen do Brasil anunciou uma redução de mais de R$ 3.000 no preço da assinatura do carro elétrico ID.4. O modelo, que chegou ao Brasil com uma mensalidade de R$ 10 mil, passa a custar R$ 6.990, com pacotes a partir de 1.500 milhas por mês.

O SUV elétrico terminou o ano em 99º lugar na lista de elétricos da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Apesar disso, a montadora afirma que a redução diz respeito à uma análise do comportamento do produto junto aos usuários, tipo de uso do veículo e fatores demográficos, e não à baixa demanda pelo modelo.

Redução pretende atrair novos clientes para o ID.4

Volkswagen ID.4 azul visto de lado. Modelo será um dentre os carros elétricos que serão entregues ao Vaticano e ao Papa.
SUV elétrico da Volkswagen chegou caro e por assinatura afastando os brasileiros Foto: Volkswagen/Divulgação

Apesar da tentativa da Volkswagen de minimizar a baixa aceitação do seu primeiro carro elétrico no Brasil, é muito simples perceber que o veículo não agradou o consumidor. 

Mesmo sem um retorno da marca sobre quantos contratos de assinatura estão ativos, é possível saber que são poucos. Isso, porque, de acordo com a ABVE, de janeiro a dezembro do ano passado, apenas 88 unidades foram emplacadas; em 2024, foi apenas uma. 

Vale lembrar que unidades emplacadas não estão, necessariamente, alugadas. Um exemplo disso é que algumas concessionárias Volkswagen de Minas Gerais e da capital paulista, que encomendaram uma unidade do modelo, continuam com o veículo disponível para aluguel até hoje, mais de seis meses depois.

Volkswagen id.4 lancado na carbel volkswagen
Volkswagen ID.4 chegou a ser carro-benefício pela baixa demanda de aluguel Foto: Reprodução

Inclusive, para minimizar o prejuízo, em algumas concessionárias o ID.4 tem sido utilizado até mesmo como carro benefício para a diretoria, como afirmou um revendedor paulista.

Porém, essa rejeição é bastante compreensível, uma vez que, ao assinar o contrato de 24 meses, o cliente gastaria R$ 240 mil e, no fim das contas, sequer tem a propriedade do SUV.

Por esse valor, o cliente poderia optar por outros modelos, como um GWM Haval H6, SUV de R$ 214 mil. Para quitá-lo no mesmo tempo da assinatura do ID.4, o motorista arcaria com parcelas de R$ 8,9 mil e ainda sobrariam R$ 26 mil.

Aluguel ainda é caro, mas benefícios continuam

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Assinatura fica mais barata e manterá os benefícios Foto: Reprodução

Segundo a VW, os clientes que já possuem assinatura do ID.4 no VW Sign&Drive terão os contratos atualizados, e o valor da mensalidade será reduzido para os atuais R$ 6.990. Além disso, o total a mais pago nas faturas anteriores será reduzido a partir de abril.

No mais, para os clientes que forem atraídos pelo desconto, os benefícios do programa de assinatura seguem sem alterações, incluindo assistência 24 horas, documentação e proteção completas, gestão de multas e manutenção preventiva inclusa.

Carro elétrico carregando
Outros carros elétricos são opções melhores e, a maior parte deles, mais baratas Foto: Internet / Reprodução

De qualquer modo, gastar R$ 168 mil em um veículo e não poder ser dono dele deixa grande parte dos consumidores desanimados. Se a intenção é ter um carro elétrico, pelo mesmo valor, o cliente pode optar por outros modelos até mais baratos como o Caoa Chery Tiggo 5X Pro Max Drive, que custa R$ 154,9 mil. 

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