Usar fantasias não é algo que ocorre apenas no Carnaval, ao menos no que diz respeito aos automóveis. No passado, em especial nas décadas de 1970 e 1980, quando o mercado brasileiro era fechado às importações, era comum transformar os carros nacionais para deixá-los parecidos com modelos de marcas premium, como BMW e Mercedes-Benz.
Carros nacionais fantasiados
A febre por esse tipo de adaptação era tamanha que algumas empresas de acessórios, como Souza Ramos e Envemo, chegavam a produzir kits específicos: era só montá-los e tirar onda com um automóvel, aparentemente, de classe superior. Uma verdadeira fantasia, tanto para o proprietário quanto para o veículo. O VRUM aproveitou o clima de Carnaval para relembrar 5 desses carros nacionais "mascarados". Confira o listão!
1- Monza-Benz
Talvez a mais famosa transformação de automóvel nacional para importado de luxo tenha sido a do Chevrolet Monza em Mercedes-Benz 190 E. As alterações incluíam grade dianteira, para-choques e rodas, sendo que as mais fiéis traziam até as lanternas e os emblemas do sedan premium. Diferentes empresas ofereceram kits desse tipo, incluindo Agromotor e Le Car.
2- Monza Pontiac
Eis uma modificação que até faz algum sentido. Afinal, o estadunidense Pontiac J2000 compartilhava a plataforma com o Chevrolet Monza, já que ambas as fabricantes integravam a General Motors (GM). A fantasia de carnaval, ou melhor, kit de acessórios, era da Envemo, especialista nos carros nacionais da marca: trazia grades e para-choque dianteiro em fibra e podia até incluir o corte da capota para transformar o modelo em conversível.
3- Monza Le Baron
Pelo visto, o Monza é um dos carros nacionais mais adeptos às fantasias de Carnaval. Só que, em vez de deixá-lo com aparência de Mercedes-Benz ou de Pontiac, a empresa paulistana Adamo "vestiu" o sedan da Chevrolet de Chrysler Le Baron. A dianteira trazia grade cromada, para-choques exclusivos e até abas escamoteáveis sobre os faróis, feitas (claro) em fibra de vidro.
4- Verona BMW
Uma das últimas empresas a modificar carros nacionais foi a Souza Ramos, ou simplesmente SR, especialista na marca Ford. Em 1990, quando o país começava a se abrir às importações, chegou ao mercado um kit para transformar o Verona (ou o clone Volkswagen Apollo) em... BMW M3. Além de uma mudança drástica na dianteira, que recebia faróis duplos, grade bipartida e para-choques em fibra, a adaptação podia incluir também aumento de potência do motor 1.8, de 92cv para 105cv.
5- Fusca Rolls Royce
O Volkswagen Fusca, simples e acessível por natureza, e um Rolls Royce, luxuoso e aristocrático, são modelos completamente antagônicos, certo? É verdade, porém, apesar disso, existiram kits para deixar o primeiro com a aparência do segundo, que traziam um capô com grade falsa e novos faróis. O resultado não chegava a enganar, mas o caso é que diferentes empresas de acessórios ofereceram esses componentes, sendo que a paulistana Edmorba foi uma das mais famosas. Transformações do gênero também ocorreram em outros países.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!