A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgaram que o rodízio de carros em São Paulo estará suspenso de segunda-feira (12) até quarta-feira (14).
A ação foi tomada pela redução expressiva no tráfego de automóveis durante o período de carnaval, já que muitos moradores estarão viajando, ou então participando dos blocos pelas ruas da capital paulista, ou ainda assistindo aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi.
Além do rodízio, outras medidas também serão liberadas:
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) estará liberada na segunda-feira (12) e na terça feira (13);
- As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas na terça-feira (13);
- O estacionamento rotativo pago (Zona Azul) estará liberado na terça-feira (13), desde que não haja regulamentação (sinalização específica) de obrigatoriedade do uso do Cartão Digital.
Mesmo com todas essas liberações, é necessário ficar atento, já que algumas restrições continuarão vigentes durante o período de carnaval. Veja quais são:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões);
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).
De acordo com a nota divulgada pelo CET, a Ciclofaixa de Lazer não será montada nos dois próximos domingos (11 e 18). A ciclovia, então, só volta no dia 25 de fevereiro.
Rodízio em São Paulo abrange quais áreas?
O tráfego de veículos não é restrito em todas as áreas da cidade. Os locais englobados pelo rodízio em São Paulo são conhecidos como mini-anéis viários e envolvem:
- Marginal do Rio Tietê, Marginal do Rio Pinheiros
- Avenida dos Bandeirantes
- Avenida Afonso D’Escragnole Taunay
- Complexo Viário Maria Maluf
- Avenida Presidente Tancredo Neves
- Avenida das Juntas Provisórias
- Viaduto Grande São Paulo
- Avenida Salim Farah Maluf
- Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo (entre viaduto Grande São Paulo e avenida Salim Farah Maluf)
O rodízio em São Paulo varia de acordo com o número final da placa e é restrito aos horários de 7h às 10h e de 17h às 20h.
A partir do dia 15/02, às restrições voltam a valer em São Paulo. O motorista que for pego trafegando nas áreas do rodízio receberá multa de R$ 130,16 e perderá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!