UAI
Elétricos

BMW iX1 terá versão de entrada com mais autonomia no Brasil; confira

BMW iX1 eDrive20 chegará ao Brasil com autonomia maior e para competir com Volvo C40

Publicidade
BMW iX1 eDrive20 será comercializado no Brasil
BMW iX1 eDrive20 será comercializado no Brasil Foto: BMW/Divulgação

O BMW iX1 terá uma nova versão de entrada no mercado brasileiro, chamada de eDrive20. O modelo chegou à Europa no final do ano passado e, por lá, é vendido por 47.900 euros (aproximadamente R$ 256 mil).

A chegada do iX1 eDrive20 repete a estratégia que a Volvo adotou no C40. A marca sueca apresentou o modelo na versão Recharge Plus com preço abaixo do original.

Equipamentos do BMW iX1 eDrive20

BMW iX1 eDrive20 azul visto pela traseira em fundo branco escurecido.
BMW iX1 eDrive20 terá autonomia maior que versão eDrive30 Foto: BMW/Divulgação

A principal novidade da versão de entrada do iX1 é o trem de força de motor único, montado no eixo dianteiro. Para efeito de comparação, a versão do SUV elétrico Drive30 possui motor duplo e tração integral.

O iX1 eDrive20 irá utilizar a mesma tecnologia do restante da linha elétrica da montadora alemã: a BMW eDrive de quinta geração. A tecnologia tem potência máxima de 150kW, com 204cv e 25,2kgfm de torque máximo.

Essas especificações permitem que o SUV elétrico de entrada da BMW acelere de 0 a 100km/h em 8,6 segundos e atinja a velocidade máxima de 170km/h.

A bateria do iX1 eDrive20 é de alta tensão, com 64,7kWh de capacidade utilizável. É a mesma que equipa o iX1 eDrive30, porém o menor consumo de energia dá à versão de entrada uma autonomia ligeiramente maior - de 430 a 475 quilômetros pelo padrão WLTP. Os números devem diminuir um pouco no padrão do Inmetro.

A carga completa da bateria requer 6 horas e 30 minutos em um do carregador padrão de 11kW. Quando se utiliza um carregador de 22kW, o tempo de espera cai para 3 horas e 45 minutos.

Quando se coloca o BMW iX1 eDrive20 em uma estação de carregamento em corrente contínua DC, o SUV elétrico de entrada passa de 10 a 80% da bateria em 29 minutos.

Para uma gestão térmica ideal, a bateria é pré-condicionada de forma automática antes de uma parada de carregamento: para isso, o modelo utiliza dados do sistema de navegação. Há também a opção de pré-condicionar a bateria manualmente.

Lista de equipamentos BMW iX1 eDrive20

Interior do BMW iX1 eDrive20.
BMW iX1 eDrive20 terá novo sistema operacional Foto: BMW/Divulgação

O SUV elétrico da montadora alemã é equipado com sistema de navegação BMW Maps, ar condicionado automático de 2 zonas, sistemas de assistência ao condutor, câmera de ré e assistente de estacionamento.

Em seu interior, o iX1 eDrive30 possui a tela BMW Curved Display de 10,25 polegadas, além do quadro de instrumentos digital de 10,7 polegadas, que funciona com o mais recente sistema operacional BMW 9.

A novidade está posicionada abaixo do iX1 M Sport, que está avaliado em R$ 434.950 no Brasil. Como a versão eDrive20 chega para competir com os modelos XC40/C40 da Volvo, é possível que seu preço varie entre R$ 359 mil e R$ 419 mil.