O BMW iX1 terá uma nova versão de entrada no mercado brasileiro, chamada de eDrive20. O modelo chegou à Europa no final do ano passado e, por lá, é vendido por 47.900 euros (aproximadamente R$ 256 mil).
A chegada do iX1 eDrive20 repete a estratégia que a Volvo adotou no C40. A marca sueca apresentou o modelo na versão Recharge Plus com preço abaixo do original.
Equipamentos do BMW iX1 eDrive20
A principal novidade da versão de entrada do iX1 é o trem de força de motor único, montado no eixo dianteiro. Para efeito de comparação, a versão do SUV elétrico Drive30 possui motor duplo e tração integral.
O iX1 eDrive20 irá utilizar a mesma tecnologia do restante da linha elétrica da montadora alemã: a BMW eDrive de quinta geração. A tecnologia tem potência máxima de 150kW, com 204cv e 25,2kgfm de torque máximo.
Essas especificações permitem que o SUV elétrico de entrada da BMW acelere de 0 a 100km/h em 8,6 segundos e atinja a velocidade máxima de 170km/h.
A bateria do iX1 eDrive20 é de alta tensão, com 64,7kWh de capacidade utilizável. É a mesma que equipa o iX1 eDrive30, porém o menor consumo de energia dá à versão de entrada uma autonomia ligeiramente maior - de 430 a 475 quilômetros pelo padrão WLTP. Os números devem diminuir um pouco no padrão do Inmetro.
A carga completa da bateria requer 6 horas e 30 minutos em um do carregador padrão de 11kW. Quando se utiliza um carregador de 22kW, o tempo de espera cai para 3 horas e 45 minutos.
Quando se coloca o BMW iX1 eDrive20 em uma estação de carregamento em corrente contínua DC, o SUV elétrico de entrada passa de 10 a 80% da bateria em 29 minutos.
Para uma gestão térmica ideal, a bateria é pré-condicionada de forma automática antes de uma parada de carregamento: para isso, o modelo utiliza dados do sistema de navegação. Há também a opção de pré-condicionar a bateria manualmente.
Lista de equipamentos BMW iX1 eDrive20
O SUV elétrico da montadora alemã é equipado com sistema de navegação BMW Maps, ar condicionado automático de 2 zonas, sistemas de assistência ao condutor, câmera de ré e assistente de estacionamento.
Em seu interior, o iX1 eDrive30 possui a tela BMW Curved Display de 10,25 polegadas, além do quadro de instrumentos digital de 10,7 polegadas, que funciona com o mais recente sistema operacional BMW 9.
A novidade está posicionada abaixo do iX1 M Sport, que está avaliado em R$ 434.950 no Brasil. Como a versão eDrive20 chega para competir com os modelos XC40/C40 da Volvo, é possível que seu preço varie entre R$ 359 mil e R$ 419 mil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!