UAI
Vrum de Verão

Cadeirinha infantil: como transportar crianças no carro; vídeo

Se você sempre tem dúvida sobre qual tipo de cadeirinha serve para cada fase da criança, aprenda de uma vez por todas

Publicidade
Confira qual tipo de assento infantil deve ser usado para cada fase da criança
Confira qual tipo de assento infantil deve ser usado para cada fase da criança Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Antes de 'pegar a estrada' é fundamental conferir se todos estão devidamente acomodados. Desta vez vamos focar na forma correta de transportar as crianças com segurança. Se você quer saber qual tipo de cadeirinha infantil é mais adequada para cada fase da criança, não deixe de ver o vídeo e ler a matéria.

 

Na série VRUM DE VERÃO, nossa equipe preparou vídeos com dicas de como viajar com conforto e segurança, para garantir férias prazerosas desde o começo. Confira os episódios que já publicamos:
Continua depois da publicidade

Tipos de cadeirinhas infantis e como usá-las

Basicamente, existem 3 tipos de cadeirinhas infantis, uma para cada fase da criança.

Bebê conforto

Matéria sobre os diferentes assentos infantis - bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação - e a forma correta de usar para cada fase da criança.
Bebê conforto Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

  • O bebê conforto, também conhecido como conversível, é o primeiro tipo de assento especial;
  • Esse dispositivo deve ser usado por crianças com até 1 ano de idade ou com até 13 quilos.;
  • Mas, não se esqueça, sempre confira o limite de peso do assento infantil que você vai comprar;
  • A forma correta de instalar o bebê conforto é com o assento voltado para trás.

Cadeirinha infantil

Matéria sobre os diferentes assentos infantis - bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação - e a forma correta de usar para cada fase da criança.
Cadeirinha Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

  • A cadeirinha é o assento infantil indicado para crianças entre 1 e 4 anos, ou de 9 a 18 quilos;
  • Confira sempre a capacidade de carga do dispositivo que será usado;
  • No caso da cadeirinha, a instalação é feita para frente.

Assento de elevação

Matéria sobre os diferentes assentos infantis - bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação - e a forma correta de usar para cada fase da criança.
Assento de elevação Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

  • O assento de elevação, também chamado de booster, é voltado para crianças entre 4 e 7 anos e meio, com peso entre 15 e 36 quilos;
  • Elas devem andar no booster até alcançarem a estatura de 1,45 metro;
  • A partir de 1,45 metro as crianças já podem sentar diretamente no banco do carro, incluindo o dianteiro, sempre usando o cinto de segurança;
  • Neste tipo de assento infantil, a criança deve usar o próprio cinto de segurança do veículo.

Quando é permitido criança viajar no banco da frente?

Matéria sobre os diferentes assentos infantis - bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação - e a forma correta de usar para cada fase da criança.
Airbag do passageiro pode ser desativado Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Para sentar no banco da frente é preciso ter ao menos 10 anos de idade. No entanto, se a criança tiver alcançado os 1,45 metro antes disso, já pode viajar ali também. A partir daí, os próprios sistemas de segurança do veículo – cinto de segurança, airbags e apoio de cabeça - são o bastante para proteger os pequenos.

Mas, existem alguns casos em que crianças com menos de 1,45 metro podem sentar no banco da frente:

  • Se o veículo for uma picape de cabine simples;
  • Quando o banco traseiro tem originalmente apenas cintos subabdominais;
  • Ao transportar mais crianças que o carro foi homologado para levar no banco traseiro, a de maior estatura pode sentar na frente. Mas, atenção: essa criança deve usar o assento infantil indicado para a sua idade e peso.

Se o assento utilizado no banco da frente for o bebê conforto, é obrigatório desligar o airbag do passageiro. Imagine o que poderia acontecer se a bolsa deflagrar a 300km/h em cima desse assento?

Para os demais casos, não é necessário desligar o airbag do passageiro. Já que falamos em airbags, os laterais e de cortina não interferem no uso dos assentos infantis.

Estranhamente, o uso de cadeirinhas em táxis, carros de aplicativo, ônibus de viagem e escolares não é obrigatório. No entanto, você pode levar esse equipamento para aumentar a segurança ou chamar empresas e profissionais que têm esse cuidado.

Vantagens dos sistemas Isofix e Top Tether

Um dos sistemas mais eficientes para fixar os assentos infantis ao veículo é o que utiliza Isofix e Top Tether. Estes são considerados sistemas a prova de erros, já que basta clicar os pontos de fixação e ajustar.

Hoje esses itens já são obrigatórios nos carros novos, mas, se você for comprar um usado, dê preferência para um que já tenha esses sistemas.

Se não for possível comprar um carro com Isofix e Top Tether, leia com atenção o manual da cadeirinha e faça sua instalação com muito critério usando o cinto de segurança mesmo, procurando diminuir ao máximo o deslocamento do assento infantil.