UAI
eis a questão

Posso dirigir de chinelo ou salto alto? E descalço?

Confira qual é a melhor opção na hora de assumir o volante e quais são os impactos de dirigir com calçados inadequados

Publicidade
Dirigir utilizando chinelo ou calçados soltos pode ser muito prejudicial
Dirigir utilizando chinelo ou calçados soltos pode ser muito prejudicial Foto: flickr.com / Reprodução

Afinal, dirigir de chinelo ou salto alto infringe as leis de trânsito? Além disso, conduzir um veículo descalço pode ser enquadrado como algum tipo de infração? Estas são questões que comumente causam dúvida nos motoristas. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 252, inciso IV, dirigir um veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais é uma infração média.

Com isso, o motorista que for pego pela fiscalização dirigindo seu veículo usando chinelo ou qualquer sapato que não esteja bem fixado aos pés, terá que arcar com multa de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos ao prontuário da sua Carteira Nacional de Trânsito (CNH). 

Qual o motivo da penalização por dirigir de chinelo?

 19/07/2021 Credito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Blitz da Policia Rodoviaria, na rodovia BR-356.
CTB afirma que é proibido o uso de sapatos soltos ou que atrapalhem a movimentação Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press

Por mais que alguns motoristas considerem a penalização uma mera implicância das autoridades de trânsito, dirigir com calçado solto pode atrapalhar na hora de manusear os pedais.

Além do chinelo, qualquer outro tipo de calçado que não tenha boa fixação nos pés ou atrapalhe os movimentos do motorista pode ser uma grande ameaça para a segurança no trânsito.

Isso porque o sapato pode se soltar do pé, enroscar no pedal - impedindo o acionamento do freio, do acelerador ou da embreagem -, com risco de causar acidentes.

Salto alto em carro
Uso do salto alto atrapalha a sensibilidade das motoristas Foto: Reprodução

O mesmo acontece com o uso de salto alto na direção. O grande perigo deste calçado é o fato de o pé ficar em um ângulo diferente do movimento ideal, tornando mais difícil acionar os pedais e dificultando a sensibilidade da motorista para fazer comandos importantes no carro, como acelerar e frear.

E sobre dirigir descalço?

Pessoa dirigindo descalço
Dirigir descalço é uma opção muito melhor que dirigir de chinelo Foto: Reprodução

Neste ponto, não há nenhuma penalização prevista no CTB para o motorista que retirar os sapatos para dirigir. Inclusive, é uma ótima opção para quem precisar assumir a direção e estiver usando sapatos inadequados como chinelos, rasteiras, salto alto ou quaisquer calçados soltos.  

Portanto, dentre as opções, opte por dirigir descalço. Assim você evita o risco de sofrer um acidente e ainda foge da possibilidade de ter prejuízos com o pagamento da multa.