A Renault divulgou o preço de pré-venda do Kardian, SUV compacto que foi anunciado com forte expectativa de preços competitivos. Agora sabemos o quão competitivo ele é. O modelo chega ao mercado em três versões:
- Evolution: R$ 112.790
- Techno: R$ 122.990
- Première Edition: R$ 132.790
Apesar desses preços serem de pré-venda, é possível que não mudem muito no lançamento, já que estão em paridade com versões do Fiat Pulse, seu principal concorrente do segmento dos SUVs de entrada.
Mas, a Renault também vai querer disputar na faixa de entrada desse segmento, onde o Pulse é vendido na casa dos R$ 3 mil. Por isso, espere por versões mais baratas do Kardian, talvez com o motor 1.6 aspirado da Renault, em conjunto com câmbio manual. Há quem diga que também haverá uma versão turbo com câmbio manual, que é bem interessante para quem gosta de acelerar.
Projeto do Renault Kardian tem polêmicas
O projeto do Renault Kardian guarda alguns pontos polêmicos.
Câmbio automatizado
A maior polêmica é o câmbio automatizado de dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch), de seis marchas. Mas, qual o problema, se esse tipo de transmissão equipa modelos bem mais caros que o Renault Kardian e é considerada o que há de melhor, combinando trocas esportivas (sem intervalos) e ainda confortáveis?
E o primeiro ponto da polêmica é justamente esse, já que a manutenção de um câmbio automatizado de dupla embreagem costuma ser dispendiosa, o que não combina com o um modelo relativamente acessível como o Renault Kardian.
Outra desconfiança vem da parte de durabilidade, devido a episódios como o do câmbio Powershift (Ford) e do DSG (DQ 200, da Volkswagen).
Motor turbo
Outra estreia do Kardian é o motor 1.0 turbo da Renault, com até 125cv de potência e 22,4kgfm de torque. Esse tipo de propulsor combina bom desempenho com baixo consumo, mas, por ser um projeto novo no Brasil, é passível de ajustes.
Plataforma CMF-B
Por fim, e isso não chega a ser uma polêmica, o Renault Kardian vai estrear a plataforma CMF-B, que é a mesma usada na Europa em modelos Renault e Nissan. Ela, inclusive, pode servir a veículos eletrificados. A expectativa é que dê origem a veículos com bom padrão de tecnologia e segurança.
Renault Kardian tem visual próprio
No visual, o Renault Kardian tem personalidade própria. A dianteira do SUV compacto tem muito volume, capô alto e vincado, faróis incrustados no para-choque e uma imensa grade inferior. As laterais têm molduras nas caixas de roda que ajudam a encorpar o veículo. A traseira é limpa, com lanternas escurecidas e aerofólio.
Curiosas são as barras do teto, que, além de serem montadas na posição convencional (paralelas às laterais), também podem ficar na perpendicular. As rodas da versão de entrada são em aço, mas com calotas flexwheel, que simulam rodas de liga leve, com 16 polegadas. Nas demais versões, elas são em liga, com 17 polegadas.
As dimensões do Renault Kardian são de 4,12 metros de comprimento, 1,75m de largura, 1,60m de altura e 2,60m de entre-eixos. São medidas parecidas com as do Sandero Stepway, que tem, 4,07m de comprimento (-5cm), 1,73m de largura (-2cm), 1,63m de altura (+3cm) e 2,59m de entre-eixos (-1 cm) .
Por dentro do SUV compacto
O interior tem quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e multimídia de 8 polegadas de série. O volante tem ajustes de altura e distância. A partir da versão intermediária, o interior tem console central elevado com apoio de braço e um acabamento um pouco melhor, com couro sintético no painel, portas, apoio de braço e parte dos bancos.
O espaço interno é bom para um compacto, algo parecido com a família Sandero O porta-malas tem volume de 410 litros.
Versões e equipamentos do Renault Kardian
Evolution
- 6 airbags;
- controle de tração e estabilidade;
- assistente de partida em rampa;
- sensor traseiro de estacionamento;
- câmera de ré;
- ar-condicionado digital;
- multimídia com tela de 8 polegadas com espelhamento do smartphone sem fio;
- vidros elétricos;
- ajuste elétricos dos retrovisores;
- aletas para trocas de marcha manuais.
Techno
- chave presencial;
- freio de estacionamento por botão;
- tomadas USB para o banco traseiro;
- Frenagem automática de emergência;
- alerta de colisão frontal.
Première Edition
- controle de cruzeiro adaptativo;
- alerta de ponto cego;
- alerta de distância segura;
- sensor de estacionamento dianteiro;
- faróis de neblina em LED;
- sensor crepuscular;
- iIluminação e personalizável no interior;
- carregador de smartphone por indução;
- câmera multivisão;
- teto bíton preto.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!