Em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o CEO global da Hyundai, Euisun Chung, anunciou planos de investimento de US$ 1,1 bilhão (aproximadamente, R$ 5,44 bilhões) no mercado brasileiro, até 2032.
Segundo o executivo, o aporte será concentrado no desenvolvimento de veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde.
Além do Brasil, a montadora tem investido no desenvolvimento de aeronaves elétricas, que decolam e pousam verticalmente (eVTOL), como uma solução para o transporte nas grandes cidades.
O plano é que os veículos aéreos elétricos comecem a ser utilizados como meio de transporte comum em até quatro anos.
Quais os detalhes da inovação?
A novidade é fruto da parceria entre a empresa de Mobilidade Aérea da Hyundai, Supernal e a subsidiária brasileira da Embraer, Eve Air Mobility.
Segundo a agência de notícias de Nova Iorque, Associated Press, o CEO da Supernal, Shin Jaiwon afirma que as empresas pretendem "utilizar os táxis aéreos como uma forma sustentável de transporte para cidades densamente povoadas e áreas com redes de transporte público menos desenvolvidas".
Além disso, o executivo relata que, segundo especialistas, as aeronaves "poderiam ajudar a compensar as emissões de carbono do setor da aviação tradicional".
Porém, para que isso seja possível, é necessária a "queda dos preços das baterias, avanços na tecnologia e a participação de grandes players". Com a evolução cada vez mais rápida destas três áreas, especialistas afirmam que "essas aeronaves poderão em breve ser uma realidade".
Primeiro modelo já deve alçar voo ainda neste ano
A Supernal planeja realizar a demonstração de sua primeira versão de aeronave elétrica em escala real ainda este ano, na Califórnia.
O modelo, nomeado como S-A2, é equipado com oito rotores e tem capacidade de transporte para um piloto e quatro passageiros. Seu alcance será de 40 a 65 quilômetros, de forma totalmente elétrica.
Segundo o CEO, o modelo será semelhante a um helicóptero, mas mais silencioso e sustentável, já que ajuda a compensar as emissões de carbono geradas pelas viagens aéreas tradicionais.
Subsidiária brasileira não ficará para trás
A brasileira Eve Air Mobility também está testando e desenvolvendo uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que espera lançar até 2026.
Diferente do modelo S-A2 da Supernal, a aeronave da Eve Air Mobility deverá transportar até seis passageiros e terá maior autonomia, chegando a até 96,5 quilômetros, sem gerar quaisquer emissões de carbono.
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