Lançada em 2022, a sexta geração do Honda CR-V chegou ao Brasil somente agora. Com motorização híbrida e em versão única Advanced Hybrid, o SUV médio tem preço sugerido de R$ 352.900. Se o preço deu um salto em relação à geração anterior, o que pode ser atribuído à tecnologia híbrida, ao menos acompanhou a evolução de seu maior rival, o Toyota RAV4 Hybrid.
De qualquer forma, esse aumento de preço pode condenar o novo Honda CR-V ao mesmo limbo vivido pelo novo Civic, que também adotou a tecnologia híbrida e passou a ser importado, o que o tirou sua competitividade. Acrescentando a isso a chegada de novos competidores com preços mais atraentes, como o GWM Haval H6, difícil apostar que o SUV médio vá ocupar sua antiga posição.
Entenda a tecnologia híbrida do Honda CR-V
O sistema híbrido do novo Honda CR-V não é propriamente igual ao do Civic. Ele até repete a motorização - formada por um motor a combustão interna 2.0, com 147cv de potência e 19,4kgfm de torque; um motor elétrico de tração, com 184cv e 34,2kgfm; e um motor elétrico gerador - mas sua transmissão tem duas relações fixas: uma mais curta, para velocidades intermediárias; e outra mais longa, para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A potência combinada é de 207cv, enquanto o torque máximo considerado pela Honda é o do motor elétrico, 34,2kgfm.
De acordo com a Honda, a adoção da relação mais curta - que diferencia a transmissão do CR-V híbrido do Civic híbrido - melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. No entanto, a ideia desse conjunto propulsor segue a mesma: extrair o que há de melhor de cada tipo de motor.
Em velocidades baixas e médias (ou seja, na maior parte do tempo), é o motor elétrico que vai tracionar o Honda CR-V híbrido, enquanto o propulsor a combustão vai atuar apenas como um gerador. Já em velocidades elevadas, faixa em que o motor térmico é mais eficiente, é ele que vai tracionar o SUV médio. Eles podem, inclusive, atuarem juntos na tração, conforme a situação.
A gestão disso é comandada pelo 'cérebro' do veículo de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros. O sistema e:HEV oferece três modos de operação:
- EV Drive - 100% elétrico;
- Hybrid Drive - elétrico e combustão;
- Engine Drive - somente combustão.
A tração é integral, podendo ser dividida 60/40 ou 50/50, entre os eixo dianteiro e traseiro. As suspensões do Honda CR-V híbrido são independentes, com McPherson na dianteira e multilink na traseira.
O Honda CR-V Advanced Hybrid não é um híbrido plug-in, daqueles que podem ser carregados na tomada. Por esse motivo, sua bateria é bem pequena, com 1 kWh, o que não permite rodar muito tempo em modo elétrico sem que o motor a combustão atue junto para gerar energia. Um sistema de regeneração aproveita para "reciclar' energia gerada nas desacelerações.
O consumo de gasolina é de 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, o que não é grande feito para um veículo que se tornou tão complexo e caro.
SUV médio foi renovado por dentro e por fora
O time de design da Honda preservou a identidade do novo CR-V. No entanto, nessa 'encarnação' o SUV médio ganhou musculatura mais definida em seus vincos distribuídos por toda carroceria. A grade, ladeada de faróis full-LED, e o para-choque dianteiro ficaram mais agressivos. As laterais ganharam rodas de 19 polegadas, calçando pneus 235/55.
O painel do Honda CR-V é o mesmo no Civic híbrido, com destaque para uma grade do sistema de climatização que divide todo o componente. O multimídia tem tela flutuante de 9 polegadas. Já o quadro de instrumentos digital é de 10,2 polegadas, enquanto o head-up display soma mais 5,2 polegadas.
O porta-malas tem 581 litros de volume, espaço que pode ser ampliado ao mover o banco traseiro em até 19 centímetros para frente. A tampa do compartimento e bagagem tem abertura elétrica.
Equipamentos do Honda CR-V Advanced Hybrid
Conforto e Tecnologia
- Luz Ambiente
- Assistente de Controle de Descida
- Controle Sonoro Ativo
- Sistema de áudio Premium BOSE
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o do motorista
- Ajuste de posição dos bancos traseiros
- Ar-condicionado digital dual zone com saída para o banco traseiro
- Seleção de modo de direção: ECON, NORMAL e SPORT
- myHonda Connect
- Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto
- Painel digital TFT 10.2" de alta resolução
- Carregador por indução para celular
- Head-Up Display
- Banco traseiro Bipartido 60/40
- Revestimento dos bancos, volante e das portas em couro
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros
- Tampa traseira automático com sensor de presença e função Hands Free
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
- Câmera de ré multivisão
- Acendimento automático dos faróis
- Ajuste elétrico de altura dos faróis
- Partida do motor à distância
- Volante com ajuste de altura e distância
- Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
- Entradas USB: 2 dianteiras (1 USB e 1 USB-C), 2 entradas traseiras USB-C
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Acabamento interior com detalhes em madeira
Segurança
- Controle de cruzeiro adptativo
- Sistema de frenagem para mitigação de colisão
- Sistema de permanência de faixa
- Sistema para mitigação de evasão de pista
- Ajuste automático de farol alto
- Monitor de atenção do motorista
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Assistente de tração e estabilidade
- Assistente de partidas em rampas
- Assistente de frenagem de emergência
- Sistema de luzes de emergência
- Alerta de pressão dos pneus
- Assistente para redução de ponto cego
- Airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos (10 airbags)
- Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
- Teto solar panorâmico
- Conjunto óptico Full Led: faróis, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna, lanternas
- Grade dianteira ativa e automática
- Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico
- Antena tipo Tubarão
- Chave com função Smart Entry
- Kit de reparo de pneus
- Limpador de para-brisa e sensor de chuva e lavadores integrados
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