A Toyota está realizando um novo recall de segurança envolvendo alguns dos seus veículos de ano/modelo 2022 a 2024.
O chamado é direcionado aos modelos Toyota Tundra e Tundra Hybrid, de ano/modelo 2022 a 2024, Toyota Sequoia 2023/2024, e o Lexus LX 600 2022 a 2024.
Ao todo, aproximadamente 280 mil SUVs e picapes da Toyota nos Estados Unidos estarão envolvidos neste recall.
Qual o motivo do recall e como o problema será resolvido?
Segundo o site oficial de imprensa da Toyota, o motivo do novo recall é um defeito na transmissão dos veículos. De acordo com o comunicado, determinados componentes da transmissão podem não desengatar imediatamente quando o câmbio automático é colocado na posição neutra.
Com isso, a potência do motor continua a ser transferida para as rodas, o que pode levar o veículo a se movimentar sozinho quando estacionado em uma via plana. Mesmo que lenta, a movimentação de forma involuntária é perigosa por aumentar os riscos de colisão.
Para solucionar o problema todos os veículos envolvidos terão seus softwares da transmissão automática atualizados nas concessionárias Toyota e Lexus dos Estados Unidos.
Assim como todo recall, o serviço não terá qualquer custo para os clientes, que devem ser notificados até o fim de abril de 2024.
Esse não foi o primeiro chamado da marca nos últimos meses
Como já havíamos noticiado por aqui, a Toyota vem realizando uma série de recalls nos últimos anos. Só de novembro do ano passado a fevereiro deste ano, um período de quatro meses, foram cinco convocações nos Estados Unidos, incluindo a atual.
Em novembro de 2023, o recall foi estabelecido para 1,8 milhão de carros da Toyota sob risco de incêndio por mau funcionamento das baterias.
No mês seguinte, 1 milhão de veículos da Toyota também foram convocados por risco de curto circuito no sensor de presença do passageiro frontal e não acionamento dos airbags.
Em janeiro de 2024, a Toyota convocou um novo recall, desta vez por falha na certificação dos motores diesel e, em fevereiro, mais 50 mil veículos precisaram passar por manutenções por risco de detonação involuntária dos airbags da Takata.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion para informações, dicas e novidades do mercado automotivo