O Renault 5 E-Tech, revelado durante o Salão de Genebra, é reencarnação elétrica do compacto que surgiu em 1972. O modelo apresentado tem forte inspiração no veículo original do século passado, a grande diferença é que agora passa a ser eletrificado.
O Renault 5 E-Tech já havia sido apresentado em 2021, mas apenas como conceito. Não foram feitas mudanças drásticas no protótipo apresentado há 3 anos para o atual, que passa a ocupar a posição de elétrico de entrada da marca, substituindo o Zoe.
Motorização do Renault 5 E-Tech
O Renault 5 E-Tec conta com bateria de 40kWh e motor de 95cv e 25kgfm de torque, ou 120cv de potência e 23kgfm em sua versão mais leve de 1.350kg. Com bateria de 52kWh, o elétrico produzirá 150cv e 25kgfm, com peso de 1.450kg, e pode ir de 0 a 100km/h em menos de oito segundos.
A versão topo de linha do elétrico da Renault pode atingir a máxima de 150km/h – sua velocidade é limitada eletronicamente. A bateria básica do modelo proporciona 300 quilômetros de autonomia no ciclo combinado WLTP, mas com a de maior capacidade pode chegar a 400 quilômetros.
O Renault 5 E-Tech tem sua capacidade máxima de carregamento em corrente alternada de 11kW. Em corrente contínua, o modelo é compatível com 80kW para a bateria menor e 100kW para a atualizada. Ao utilizar corrente contínua, ambas as baterias levam meia hora para recarregar de 15% a 80% – o Renault 5 básico, de 95cv, não oferece carregamento neste tipo de corrente.
O modelo elétrico da Renault tem suspensão independente traseira multilink e foi feito na plataforma AmpR Small para compactos. O Renault 5 E-Tech tem 3,92m de comprimento, 1,77m de largura, 1,50m de altura e distância entre-eixos de 2,54m.
Renault 5 E-Tech tem design retrofuturista
A montadora francesa manteve características clássicas do Renault 5 em seu novo veículo elétrico. Os faróis quadrados, lanternas traseiras verticais e as caixas de roda de destaque remetem ao modelo anterior.
A Renault ainda integrou as maçanetas das portas traseiras, dando a ilusão de uma carroceria de três portas, como era no modelo clássico. Em seu interior, o Renault 5 E-Tech tem coluna vertical no painel de instrumentos e saídas de ar retangulares.
O painel de instrumentos do compacto elétrico pode medir 7 ou 10 polegadas, dependendo da versão. Já a tela sensível ao toque sempre mede 10 polegadas. O modelo ainda inclui assistente virtual Reno, novidade para os carros da marca, que proporciona acesso às funcionalidades do Chat GPT.
O Renault 5 E-Tech será fabricado na França e a versão de entrada custará algo em torno de 25 mil euros – aproximadamente R$134 mil em conversão direta.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!