A BYD lançou o Dolphin Mini, seu novo compacto elétrico de entrada. O preço sugerido é de R$ 115.800, bem mais que a expectativa do mercado, que era de R$ 98.800. Durante a apresentação foi confirmado que, no futuro, o modelo será fabricado no Brasil.
Para piorar a situação, o compacto elétrico estreia com uma série de problemas que o jogam para baixo:
- Os pneus são de uma medida que não existe no Brasil: 175/55 R16. Para piorar, existe apenas uma empresa homologado para fornecer esse pneu, justamente para um modelo que tem forte demanda no mercado chinês, garantia de dor de cabeça;
- Certamente por esse motivo, o compacto elétrico não vem com estep;
- O vidro traseiro, que já é estreito, também não traz limpador (será que voltamos aos anos 1980?);
- O BYD Dolphin Mini está homologado para levar apenas quatro ocupantes.
Com esse preço, o BYD Dolphin Mini não se mostra mais tão interessante frente aos compactos a combustão vendidos no Brasil - como Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, etc - já que, para além do preço do quilômetro rodado e a lista de equipamentos, a mobilidade elétrica ainda carece de uma severa melhora da infraestrutura e vem repleta de desvantagens.
O novo carro elétrico de entrada da BYD também perde competitividade frente aos elétricos de entrada, como Caoa Chery iCar, Jac E-JS1 e Renault Kwid E-Tech.
Equipamentos de série do BYD Dolphin Mini
O BYD Dolphin Mini chega ao mercado em versão única. Entre seus itens de série, destaque para:
- Airbags frontais, laterais e de cortina
- Ar-condicionado digital
- Acendimento automático dos faróis
- Direção elétrica com regulagem de altura e distância
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Multimídia de 10,1 polegadas com tela giratória
- Conexão com Android Auto (sem fio) e Apple CarPlay (com fio)
- Navegador nativa
- Carregador de celular por indução
- retrovisores com ajustes elétricos
- Banco do motorista com ajustes elétricos
- Câmera de ré
- Chave presencial
- Monitor de pressão dos pneus
Compacto elétrico tem potência de carro 1.0
O motor elétrico do BYD Dolphin Mini tem 75cv de potência e 13,8kgfm de torque. A velocidade máxima é de 130km/h.
A bateria de 38,8 kWh tem tecnologia Blade, fornecendo autonomia de 280 quilômetros no ciclo do Inmetro. O tempo de recarga divulgado é apenas para carregadores de alto desempenho, aqueles que você não pode comprar e são difíceis de se ver por aí. Em uma estrutura assim (DC - 40 kW), bastam 30 minutos para carregar de 30% a 80% da bateria.
Carinha de Lamborghini
Usando a mesma análise lúdica de que o GWM Ora 03 tem o visual de um Porsche, a 'carinha' do BYD Dolphin Mini é de Lamborghini. O capô tem um ângulo agressivo, acompanhado pelo para-brisa e a coluna A. Os recorte do faróis confirma a carinha de superesportivo (só a carinha!).
As laterais têm rodas em liga leve de 16 polegadas. As caixas de roda também receberam molduras. Na traseira, destaque para as lanternas retangulares unidas por um elemento em preto. Mas, o vidro traseiro é bem pequeno e não tem limpador, uma tremenda mancada!
As dimensões do BYD Dolphim Mini são 3,78 metros de comprimento, 1,71m de largura, 1,54m de altura e 2,50m de distância entre-eixos, o que não é tão ruim para um compacto. Mas, como falado, o elétrico foi homologado apenas para quatro ocupantes, então o banco traseiro acomoda apenas dois passageiros. Em um segundo momento haverá versão com 5 lugares. O porta-malas é bem pequeno, com volume de 230 litros.
Na cabine, o multimídia tem tela de 10 polegadas e é capaz de rotacionar. As posições de marcha são controladas por um botão giratório no painel. Já o freio de estacionamento é acionado por botão, com função auto hold. O banco do motorista tem ajustes elétricos.
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