UAI
Híbrido Nacional

Tiggo 8 Pro será o primeiro híbrido plugin de fabricação nacional

Modelo Chery é equipado com três motores que, somados, geram 317cv; SUV pode andar apenas no modo elétrico com autonomia de 54 quilômetros

Publicidade
Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid será fabricado no Brasil
Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid será fabricado no Brasil Foto: Caoa Chery/Divulgação

O Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid foi lançado em 2022 e após dois anos de mercado o modelo será fabricado no Brasil. Dessa forma, o modelo da Caoa Chery passa a ser o primeiro carro que pode ter a bateria recarregada em tomada de fabricação nacional.

A fábrica da Caoa Chery fica localizada em Anápolis (GO) e, em agosto de 2023, a marca anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para ampliar sua produção nos próximos cinco anos. Dessa forma, os modelos Tiggo 5X e Tiggo 7 serão acompanhados pelo Tiggo 8 Pro na linha de montagem a partir do segundo semestre, como apurou o site AutoEsporte.

Atualmente, o SUV de sete lugares é vendido por R$ 239.990, mas com a produção nacional o seu valor deve cair. Ainda não foi divulgado se o motor do Tiggo 8 será feito na planta da Caoa em Goiás ou importado da China.

Tiggo 8 Pro é equipado com três motores

Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid branco visto pela traseira em fundo cinza.
Tiggo 8 Pro tem conjunto de motores que gera 317cv de potência máxima Foto: Caoa Chery/Divulgação

Em sua versão Pro Plug-In Hybrid, o Tiggo 8 é equipado com motor 1.5 turbo de 147cv a gasolina e outros dois propulsores elétricos, e juntos garantem 317cv de potência e 56,6kgfm de torque máximo.

Em auxílio à motorização, o SUV de sete lugares traz câmbio do tipo CVT que simula 11 marchas. O Tiggo 8 Pro pode ir de 0 a 100km/h em menos de sete segundos e promete consumo médio de até 30,3km/l na cidade e 26,9km/l na estrada, com auxílio do modo elétrico.

Quando o Tiggo 8 Pro é movido apenas com energia das baterias de 19,3kWh tem autonomia de, aproximadamente, 54 quilômetros. O SUV que será fabricado no Brasil traz de série carregador portátil do tipo 2, mas é possível carregá-lo em tomadas comuns de 220V ou em Wallbox – carregador de parede.

O carregamento leva seis horas em média com o equipamento de série, mas quando plugado em estações de parede o tempo de recarga cai pela metade e é feito em três horas.

Equipamentos do Tiggo 8 Pro

O Caoa Tiggo 8 Pro conta com ampla tela de 24,6 polegadas que integra o painel de instrumentos e central multimídia. O controle do ar-condicionado inclui tela sensível ao toque de oito polegadas, localizada abaixo do painel principal.

O Tiggo 8 Pro traz também assistentes de condução semiautomática. Com o pacote Max Drive é possível adicionar piloto automático adaptativo, alerta de saída e permanência em faixa, frenagem de emergência, entre outros.