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Adequação

Chevrolet: modelos da montadora terão injeção direta a partir de 2025

A mudança abarcará os modelos Chevrolet Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, que devem ficar mais potentes

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Chevrolet Onix Plus será um dos modelos que passará a ter injeção direta no motor
Chevrolet Onix Plus será um dos modelos que passará a ter injeção direta no motor Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Proconve L8, programa de controle da poluição do ar por veículos automotores, renovou as exigências acerca das emissões de poluentes pela frota nacional. Para se adequar às novas regras, que entram em vigor a partir de 1° de janeiro de 2025, a Chevrolet passará a ter o sistema de injeção direta de combustível nos motores de seus modelos. A montadora vinha sendo criticada desde 2019 por não incluir o sistema mais moderno em alguns de seus modelos, mas agora isso mudará.

O motor turbo 1.0 que equipa os modelos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, e o 1.2 turbo do Tracker e Montana, contarão com a atualização a partir do próximo ano.

O uso da injeção convencional, indireta, facilita a vida do proprietário quando o assunto é manutenção. Com ela, menos dinheiro é investido em caso de falhas ou mal funcionamento. Por outro lado, ela oferece desvantagem em comparação com a injeção direta quando se trata de potência e consumo de combustível. Ambos os parâmetros são mais favoráveis quando a injeção do combustível é feita dentro da câmara de combustão dos cilindros.

Além disso, a modernização do sistema se adequa às novas normas do Proconve, proporcionando redução na emissão de poluentes. A Chevrolet deve aproveitar a onda e o investimento bilionário da GM anunciado em janeiro para fazer a reestilização de seus carros, que têm mais ou menos o mesmo visual desde que a atual geração foi lançada no Brasil, em 2019.

Mas, apesar da atualização da injeção direta nos modelos da Chevrolet no Brasil chegar só em breve, lá fora, a situação é diferente. Na China, o 1.0 turbo sempre teve o sistema de injeção direta e, consequentemente, maior potência que a versão brasileira.

O turbo 1.0 chinês entrega potência de 125cv e 18,3kgfm de torque, enquanto o motor do Chevrolet Onix nacional gera 116cv e 16,3 kgfm. Com a alteração, pode ser que Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker se aproximem da motorização chinesa e tenham melhor desempenho.

O motor 1.2 turbo dos Chevrolet Tracker e Montana também devem ter a potência elevada. Atualmente, no Brasil, desenvolvem 133cv e 21,5kgfm. Com a modificação para injeção direta, devem se aproximar do motor da Chevrolet Trailblazer vendida nos Estados Unidos, indo para 139cv e 22,4kgfm.