UAI
Segurança

VW anuncia recall dos airbags de cabeça do Tiguan Allspace

Falhas ao inflar a bolsa de ar podem ser fatais em caso de acidentes; saiba quais versões do VW Tiguan estão sendo convocadas

Publicidade
Tiguan Allspace 2019 precisará passar por recall nos próximos meses
Tiguan Allspace 2019 precisará passar por recall nos próximos meses Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen do Brasil anunciou um novo recall corretivo para os airbags de cortina do Tiguan Allspace de ano/modelo 2019.

O chamado é feito para corrigir possíveis falhas na abertura dos airbags de cabeça do lado esquerdo e/ou direito do SUV de sete lugares da Volkswagen.

 

Qual o motivo do recall e como o problema será solucionado?

 

Interior do Tiguan Allspace
Airbag do Tiguan Allspace pode ter falhas gravíssimas Foto: VW / Divulgação

Segundo o site oficial da Volkswagen, o motivo do novo recall é um possível defeito no gerador de gás do airbag, que pode romper durante o acionamento e expelir partículas.

De acordo com o comunicado, apesar de não terem sido registradas ocorrências desta falha, caso ocorra o rompimento do gerador de gás, "fragmentos metálicos podem ser projetados no interior do veículo, gerando risco de danos físicos ou fatais aos seus ocupantes".

 

vw tiguan branca de traseira em movimento no asfalto
Donos de Tiguan já podem levar seus veículos para manutenção nas concessionárias Foto: VW / Divulgação

Após a inspeção, se confirmada a necessidade, haverá a substituição dos airbags para cabeça do lado esquerdo e/ou direito do Tiguan Allspace. Assim como todo recall, o serviço é gratuito e tem tempo de reparo estimado de até cinco horas. 

Para informar com mais detalhes seus clientes, a montadora alemã afirma que serão enviadas cartas aos proprietários dos veículos envolvidos na ação. Para agendar o serviço basta acessar o site de recalls da Volkswagen e escolher o local, dia e horário.

Este não é o primeiro recall do modelo envolvendo airbags

 

Volkswagen Tiguan R-Line preto em movimento no riacho
Volkswagen Tiguan tem recorrência de problemas com airbag Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Diferente do novo chamado, que tem caráter preventivo, a Volkswagen já abriu outro recall para o Tiguan Allspace envolvendo o airbag frontal do passageiro. Neste caso, não foi informada a existência de ocorrências, apenas a necessidade de substituição. 

As unidades de ano/modelo 2018 tiveram seus airbags substituídos, já que em caso de colisão que demande o acionamento, a bolsa do lado do passageiro podia se desdobrar de forma irregular, podendo ocasionar danos físicos ao passageiro dianteiro.

Para esta ação, os motoristas também foram informados por meio de cartas e o tempo de reparo estimado foi de uma hora de espera.

  • Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion: dicas, informações e novidades sobre o mercado automotivo