A Toyota anunciou investimentos na ordem de R$ 11 bilhões no Brasil até o ano de 2030. Na última segunda-feira (4), o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento e Comércio, Geraldo Alckmin, já havia antecipado o aporte financeiro da empresa no X, antigo Twitter. Até 2026, a multinacional pretende aplicar R$ 5 bilhões desse total.
Esse montante inicial, de acordo com a Toyota, destina-se à produção de um novo veículo compacto com sistema híbrido flex na fábrica de Sorocaba (SP), a partir de 2025. A multinacional informou ainda que nacionalizará outro modelo, com a mesma tecnologia de propulsão, em um segundo momento, mas sem mencionar qualquer tipo de detalhe sobre o projeto.
Para viabilizar esses planos, a empresa iniciará, também em 2025, a montagem do motor a combustão desse conjunto híbrido flex na unidade industrial de Porto Feliz (SP). E, a partir de 2026, a multinacional planeja nacionalizar a montagem de baterias, que ficará a cargo da planta de Sorocaba (SP).
Para que possa produzir os novos produtos, a fábrica de Sorocaba (SP) sofrerá um processo de expansão e de modernização. De acordo com a Toyota, o objetivo é transferir para lá as operações produtivas da unidade de Indaiatuba (SP), em um processo gradual, que começará em meados de 2025 e está previsto para terminar no fim de 2026.
Ainda segundo a Toyota, esse processo manterá todos os empregos já existentes na fábrica de Sorocaba (SP) e ainda permitirá a criação de 500 novos postos de trabalho no local a partir de meados de 2026. Até 2030, a multinacional promete contratar diretamente 2.000 novos trabalhadores. Somando-se toda a cadeia produtiva, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho, contando também os indiretos.
Quais serão os novos carros da Toyota?
Embora a Toyota não tenha revelado diretamente quais serão os novos produtos nacionais, o primeiro deles certamente é o Yaris Cross, que já existe no exterior. Trata-se de um SUV compacto, com porte menor que o do Corolla Cross, que substituirá a atual gama Yaris, composta por hatch e sedan.
O conjunto mecânico terá duas opções: o atual propulsor 1.5 flex da gama Yaris, porém atualizado (possivelmente com sistema de injeção direta de combustível) e o já citado conjunto híbrido flex, do qual também faz parte uma unidade 1.5 a combustão, capaz de gerar 110 cv de potência.
Já o segundo novo produto será uma picape ainda inédita em âmbito global. Ela terá terá porte semelhante ao da Fiat Toro e será desenvolvida a partir da plataforma TNGA da atual linha Corolla. Ou seja, será uma caminhonete com estrutura monobloco, ao contrário da Hilux, que usa chassi. Já o sedign deverá seguir o do EPU Concept, mostrado durante o último Salão do Automóvel de Tóquio.
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