Quando o assunto são as mulheres, é impossível não falar de vulnerabilidade. Por serem consideradas alvos mais fáceis, relatos de violência com o público feminino têm se tornado cada vez mais recorrentes.
E, infelizmente, no trânsito não é diferente. Criminosos aproveitam de momentos de descuido das mulheres, seja falando ao celular ou ficando paradas dentro de veículos desatentas, para cometer assaltos, roubos e até mesmo sequestros.
Como nenhuma de nós está livre dos ataques, cabe a cada uma fazer a sua parte para evitar situações de perigo. Pensando nisso, o Vrum preparou sete dicas para aumentar a segurança das mulheres no trânsito, confira:
1. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas
Pode parecer óbvio, mas conferir o travamento de portas e dirigir com os vidros fechados já é um primeiro passo para aumentar a segurança no trânsito.
Além disso, optar pelo uso de películas de escurecimento no veículo, de preferência que tenham recurso "anti-vandalismo", pode ser um aliado importante na segurança das mulheres.
Essa medida garante que as pessoas do lado externo tenham mais dificuldade para identificar quem é o condutor do veículo, reduzindo assim a chance de uma abordagem maldosa.
2. Escolha com cuidado onde estacionar
Se você é mulher e costuma transitar sozinha, evite ao máximo estacionar em locais desertos. Procure sempre por vias movimentadas e com boa iluminação para parar o seu veículo.
Mas, se isso não for possível, esteja sempre em estado de alerta. Ao estacionar, desça do carro o mais rápido que você puder e caminhe de forma veloz até o seu destino. Neste percurso, não se distraia usando o celular ou fones de ouvido, preste atenção no que está acontecendo ao seu redor.
O mesmo serve para quando você estiver retornando ao carro. Faça sempre uma conferência da movimentação no local de estacionamento e, caso se sinta segura, entre no seu veículo. Neste momento, é fundamental ter agilidade e sair com o seu carro o mais rápido possível.
Pausas para colocar músicas ou retocar a maquiagem podem ser iscas para chamar a atenção de criminosos.
Além de estar atenta, sempre que possível, peça a um amigo, namorado ou homem de sua confiança para te acompanhar até o seu veículo. Assim, você não caminha sozinha e corre menos risco de ser abordada.
3. Deixe a chave do carro em local de fácil acesso
É um consenso que as bolsas femininas são como as cartolas de mágico, recheadas dos mais diversos objetos. Por isso, é fundamental escolher um bom lugar para guardar itens importantes, dentre eles, a chave do seu carro.
O ideal, para aumentar a segurança das mulheres motoristas é encontrar um lugar pouco visível (como um bolso externo ou o bolso da frente da calça), mas de fácil acesso para guardar sua chave.
Assim, você não precisará ficar parada próximo ao seu veículo procurando por ela, reduzindo as oportunidades de abordagem.
4. Evite fazer compras nos semáforos
Por mais cruel que essa dica possa parecer, abrir os vidros do seu veículo para comprar balas ou outros itens de ambulantes, pode evidenciar pertences dentro do seu carro e chamar atenção de criminosos.
Assim, você corre mais risco de ser vítima de um roubou ou assalto.
5. Papéis no para-brisa e fitas na maçaneta podem esperar
Se, ao chegar próximo ao seu veículo, você identificar algo estranho como um papel preso ao limpador de para-brisa ou uma fita amarrada na maçaneta, fique alerta. Infelizmente, estes recursos têm sido utilizados para identificar carros de mulheres que estejam sozinhas para facilitar a ação de criminosos.
Portanto, ao notar algo incomum no seu veículo, não fique tentando entender ou remover, entre no carro e saia o mais rápido possível daquele local. Posteriormente, em um lugar seguro, você pode descer e conferir do que se trata o bilhete ou retirar a fita.
Neste momento tenha cuidado e não toque diretamente no objeto. Por mais cinematográfico que pareça, não são raros os casos de papéis ou panos contaminados com ácidos e substâncias prejudiciais à saúde.
6. Cuidado com os "bonzinhos" do trânsito
No dia a dia, é muito comum outros motoristas ou motociclistas pararem ao lado de carros para alertar sobre uma porta mal fechada ou um pneu furado. Acontece que, nem sempre essa atitude é bem intencionada.
Esta tem sido uma estratégia comum entre os criminosos para atrair, principalmente, mulheres condutoras para fora de seus veículo. Assim, elas se tornam mais vulneráveis e podem ser vítimas de assaltos ou até mesmo sequestros.
Além disso, outro golpe comum, que segue a mesma linha de ação, é a simulação de batidas. Um condutor mal intencionado bate no seu carro propositalmente e afirma ter feito um grande estrago. Quando você desce para conferir a situação é rendida pelos bandidos e pode ter seus pertences roubados ou se tornar refém.
Portanto, se o carro está em pleno funcionamento e, em caso de acidente, você tenha certeza de que não há vítimas, não desça do seu veículo. Vá embora e se preocupe com o prejuízo depois, sua segurança é o mais importante.
7. Não pare no sinal vermelho
A última dica pode parecer ilegal, mas na verdade não estamos te incentivando a cometer um crime de trânsito. A ideia não é desobedecer a sinalização de parada, mas sim reduzir gradativamente a velocidade até chegar próximo do farol.
Assim, você evita ficar com o carro parado por um longo período esperando o semáforo abrir e correndo maior risco de ser abordada. Principalmente se for à noite e em locais ermos.
Além disso, opte sempre por parar a uma distância segura do veículo da frente. Isso permite que, em situações de emergência, você tenha mais espaço para reagir.
Lembrando que, nenhuma dessas ações vai te tornar imune aos ataques criminosos, mas estar alerta pode ser decisivo para garantir mais segurança – e até mesmo sobrevivência – no seu dia a dia.
- Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion