De São Paulo – A Hyundai afirma que está entrando em uma nova era no Brasil, já que começará a trazer, por conta própria, a gama de carros importados a partir deste ano. O Grupo Caoa, que até então realizava essa função, manterá a parceria apenas para montar veículos na fábrica de Anápolis (GO). Porém, de imediato, a única mudança será a unificação da rede de concessionários, que abandonará a distinção entre lojas só para a linha nacional ou estrangeira. Os frutos dessa nova estratégia só surgirão, de fato, a partir do segundo semestre deste ano.
É que, a partir de julho, a Hyundai lançará dois carros inéditos, ambos importados, no mercado brasileiro. Um deles será o Palisade, um SUV grande e luxuoso, com oito lugares divididos em três fileiras de assentos. Com ele, a marca sul-coreana pretende rivalizar com modelos premium, como Land Rover Discovery e Jeep Grand Cherokee. O outro será o Ionic 5, com propulsão 100% elétrica, pinta de hatch e design nostálgico, que lembra o do Pony, o primeiro automóvel da fabricante.
Por enquanto, nem o Palisade nem o Ionic 5 têm preços definidos. Porém, ambos não terão valores baixos. A ideia da Hyundai, ao que tudo indica, é a de posicioná-los como carros de imagem, sem ambições de atingir altos volumes de vendas.
Como serão os novos carros da Hyundai?
A começar pelo Hyundai Palisade, cabe destacar que ele tem mecânica "old school", capitaneada por um motor 3.8 litros V6 a gasolina, capaz de entregar 295cv de potência. Associado a ele, há um câmbio automático de oito marchas e sistema de tração integral.
Entre os equipamentos, o Palisade terá itens sofisticados, como massageador no banco do motorista, sistema multimídia de alta conectividade, com tela de 12 polegadas e carregamento rápido para smartphones, rodas de 20 polegadas e um pacote completo de sistemas de auxílio à condução.
Há até algumas funções de direção semi-autônoma, como para manobrar ou dar ré em locais apertados. Tudo isso pode ser feito sem o motorista a bordo, por meio da chave, que, por sua vez, pode ficar em casa e dar lugar ao celular ou a um Apple Watch.
Quanto ao Ionic 5, a Hyundai não especificou os dados de potência, mas, no exterior, há versões com 170cv a até 325cv. A bateria, porém, tem 72,6kWh de capacidade, o que permite autonomia de até 480 quilômetros, segundo o fabricante. Em uma rede de 800V, uma recarga rápida, de 10% a 80%, dura apenas 18 minutos, ainda de acordo com a marca sul-coreana.
Entre os equipamentos, o carro elétrico traz duas telas integradas no painel, para a central multimídia e os instrumentos, ambas com 12,25 polegadas, e pacote completo de assistentes à direção.
Outras novidades para 2025
Além do Palisade e do Ionic 5, a Hyundai estuda lançar dois outros novos carros no Brasil: o Santa Fé e o Kona de última geração. O primeiro é um SUV de sete lugares para concorrer com Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander, enquanto o segundo enfrentaria GWM Haval H6 e as versões topo de linha do Toyota Corolla Cross. O lançamento de ambos, porém, além de não estar confirmado, não deverá ocorrer antes de 2025.
Existem diferentes opções de motorizações para os dois modelos no exterior. Porém, a tendência é que eles cheguem em versões híbridas. Os dois associam um motor 1.6 a combustão a unidades elétricas: no Santa Fé, o propulsor térmico é turbocarregado, o que resulta em 235cv de potência combinada. Já no Kona, de aspiração natural, o número fica em 141cv.
(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai
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