O Hyundai Tucson, atualmente em sua terceira geração, continua sendo produzido em Anápolis
Foto: Hyundai/Divulgação
De São Paulo – Um dos maiores trunfos da parceria entre a Hyundai e o Grupo Caoa é o SUV Tucson, que já teve cerca de 320 mil unidades comercializadas no Brasil, a maioria delas da primeira geração. O SUV, agora na terceira linhagem, seguirá em produção em Anápolis (GO), como ocorre desde 2010, mas receberá alguns aperfeiçoamentos para seguir vivo no mercado. As vendas começam ainda neste mês, porém, os preços ainda não foram revelados: a expectativa é de que serão competitivos.
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O Tucson concorre no segmento de SUVs médios e tem boa relação custo/benefício
Foto: Hyundai/Divulgação
Isso porque, além da parceria com a Caoa na produção local, a Hyundai deve manter a estratégia de posicionar o Tucson como uma opção relativamente acessível de SUV médio, a despeito do projeto um tanto datado, como já fez com a primeira geração e também com a segunda, chamada de ix35. Afinal, vale lembrar que o modelo atual data do já distante ano de 2015. A fabricante aponta Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos como rivais diretos.
Hyundai Tucson tem estilo discreto, com traseira de formas robustas
Foto: Hyundai/Divulgação
Externamente, o Hyundai Tucson não exibe alterações: em 2023, o modelo já havia recebido um discreto facelift, que alterou para-choque dianteiro, grade e o arranjo interno dos faróis. O conjunto mecânico, com motor 1.6 turbo, com injeção direta, e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas também não muda. São 177cv de potência e 27kgfm de torque, ainda bons números diante da concorrência.
O que promete seduzir, se os preços realmente vierem competitivos, será o pacote de equipamentos. O SUV terá teto solar, faróis com DRLs e iluminação full LED, central multimídia com tela de nove polegadas e carregador de celular por indução, bancos revestidos em couro, sendo o do motorista com regulagens elétricas, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, freio de estacionamento elétrico, porta-malas com abertura por aproximação, sensores de estacionamento dianteiros, rodas de 18 polegadas, seis airbags e chave presencial.
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O Tucson traz de série central multimídia com tela de nove polegadas, carregador de celular por indução e bancos revestidos em couro
Foto: Hyundai/Divulgação
Tudo será de série, em versão única. O comprador só escolherá a cor da carroceria, mas, mesmo assim, nem terá muitas opções: só branco, preto ou prata. Resta saber se os preços realmente corresponderão às expectativas.
Comercial leve Hyundai H-100 é opção para o transporte de carga urbano
Foto: Hyundai/Divulgação
Hyundai Tucson e HR em Anápolis
Além do Tucson, outro produto tradicional que a Hyundai está produzindo em Anápolis (GO), em parceria com a Caoa, é o caminhãozinho HR. A estratégia é a mesma: o comercial leve seguirá no mercado em versão única, equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, faróis de neblina e rádio com Bluetooth. As vendas também começam neste mês mas, por enquanto, os preços ainda não foram divulgados.
O chassi do Hyundai HR permite a instalação de diferentes implementos
Foto: Hyundai/Divulgação
O Hyundai HR segue com motor 2.5 turbo diesel, associado a um câmbio manual de seis marchas, capaz de desenvolver 130cv e 26kgfm. A capacidade de carga é de 2.004kg e, vale lembrar, o modelo pode ser conduzido por motoristas com habilitação da categoria B.
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Interior do Hyundai HR tem acabamento simples, com muito plástico duro
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(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai
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