De São Paulo – Um dos maiores trunfos da parceria entre a Hyundai e o Grupo Caoa é o SUV Tucson, que já teve cerca de 320 mil unidades comercializadas no Brasil, a maioria delas da primeira geração. O SUV, agora na terceira linhagem, seguirá em produção em Anápolis (GO), como ocorre desde 2010, mas receberá alguns aperfeiçoamentos para seguir vivo no mercado. As vendas começam ainda neste mês, porém, os preços ainda não foram revelados: a expectativa é de que serão competitivos.
Isso porque, além da parceria com a Caoa na produção local, a Hyundai deve manter a estratégia de posicionar o Tucson como uma opção relativamente acessível de SUV médio, a despeito do projeto um tanto datado, como já fez com a primeira geração e também com a segunda, chamada de ix35. Afinal, vale lembrar que o modelo atual data do já distante ano de 2015. A fabricante aponta Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos como rivais diretos.
Externamente, o Hyundai Tucson não exibe alterações: em 2023, o modelo já havia recebido um discreto facelift, que alterou para-choque dianteiro, grade e o arranjo interno dos faróis. O conjunto mecânico, com motor 1.6 turbo, com injeção direta, e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas também não muda. São 177cv de potência e 27kgfm de torque, ainda bons números diante da concorrência.
O que promete seduzir, se os preços realmente vierem competitivos, será o pacote de equipamentos. O SUV terá teto solar, faróis com DRLs e iluminação full LED, central multimídia com tela de nove polegadas e carregador de celular por indução, bancos revestidos em couro, sendo o do motorista com regulagens elétricas, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, freio de estacionamento elétrico, porta-malas com abertura por aproximação, sensores de estacionamento dianteiros, rodas de 18 polegadas, seis airbags e chave presencial.
Tudo será de série, em versão única. O comprador só escolherá a cor da carroceria, mas, mesmo assim, nem terá muitas opções: só branco, preto ou prata. Resta saber se os preços realmente corresponderão às expectativas.
Hyundai Tucson e HR em Anápolis
Além do Tucson, outro produto tradicional que a Hyundai está produzindo em Anápolis (GO), em parceria com a Caoa, é o caminhãozinho HR. A estratégia é a mesma: o comercial leve seguirá no mercado em versão única, equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, faróis de neblina e rádio com Bluetooth. As vendas também começam neste mês mas, por enquanto, os preços ainda não foram divulgados.
O Hyundai HR segue com motor 2.5 turbo diesel, associado a um câmbio manual de seis marchas, capaz de desenvolver 130cv e 26kgfm. A capacidade de carga é de 2.004kg e, vale lembrar, o modelo pode ser conduzido por motoristas com habilitação da categoria B.
(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas