Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é também, por coincidência, data da premiação feminina Womens’s World Car of the Year (WWCOTY), que este ano elegeu o elétrico Kia EV9 como o Carro do Ano. A premiação é composta por 75 jornalistas de 52 países e 63 modelos competiram pelo título.
O modelo foi elogiado pela sua capacidade de acomodar todos os passageiros de forma confortável, pela aerodinâmica refinada mesmo com suas grandes dimensões e por ser equipado com sistema de carregamento bidirecional.
A presidente executiva da WWCOTY, Marta Garcia, diz que “a premiação deste ano foi particularmente difícil devido ao excelente nível de todos os candidatos. Cada um dos finalistas teve mérito suficiente para ganhar o troféu. O Kia EV9 teve votação melhor que os seus rivais porque é um veículo capaz de atender às necessidades dos consumidores em qualquer lugar do mundo”.
Em janeiro deste ano, o Kia EV9 já havia levado o prêmio na categoria Melhor SUV, e agora fatura o prêmio principal. Outros quatro modelos foram premiados, como o Volvo EX30 na categoria Melhor Carro Familiar; BMW Série 5 como Melhor Carro Grande; Aston Martin DB12 ganhou o prêmio de Melhor Carro Exclusivo; e Volkswagen Amarok saiu premiada como Melhor 4x4.
Como é o Kia EV9 que ganhou prêmio no Dia da Mulher?
O elétrico foi apresentado em novembro de 2023 para a América Latina no deserto do Atacama, no Chile. O Kia EV9 tem sete lugares, que se posicionam em seus 5,01m de comprimento, 1,98m de largura, 1,75m de altura e 3,10m de distância entre-eixos.
Em sua versão de entrada Standard, o SUV elétrico é equipado com bateria de 76,1kWh e motor de 218cv de potência. O modelo é capaz de ir de 0 a 100km/h em 8,2 segundos e tem tração traseira.
Já a versão de topo de linha do modelo premiado, GT, presente na apresentação no Deserto do Atacama, é equipada com bateria de 99,8kWh. O SUV elétrico traz dois propulsores, sendo um em cada eixo, para garantir a tração integral. A potência combinada é de 384cv e o torque 71,33kgfm.
O Kia EV9 ganhador do prêmio de Carro do Ano é montado sobre a plataforma E-GMP, com autonomia de 497 quilômetros pelo ciclo WLTP. A arquitetura fornece 800 volts, o que permite que o carro use carregadores ultrarrápidos para recuperar 239 quilômetros em apenas 15 minutos.
O lançamento do elétrico foi confirmado pela montadora, o modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2024.
- Confira os vídeos do Vrum nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas