Cada vez mais as mulheres se interessam e inserem no setor automotivo. Mesmo sendo uma área popularmente entendida como masculina, as moças também fazem parte dela, tendo contribuído com invenções importantes, como as setas e a luz de freio, e atingindo marcos significativos. O VRUM já te apresentou algumas mulheres emblemáticas para o setor automotivo, mas, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e evidenciar a força e reconhecimento delas no segmento, trouxemos mais cinco nomes femininos de destaque na indústria automobilística.
Mesmo ainda vítimas de uma sociedade machista, as mulheres enfrentam as adversidades e representam crescimento contínuo no setor. Atualmente, grande parte delas ocupa cargos de liderança de grandes marcas automotivas, são componentes de equipes de Fórmula 1, estão cada vez mais habilitadas na CNH categoria A e muito mais. Mas, apesar de o Dia Internacional da Mulher nos relembrar desses marcos, eles não são de hoje.
1 - Primeira piloto de Fórmula 1: Maria Teresa Filippis
Um dos nomes importantes para o setor é o de Maria Teresa Filippis, a primeira a construir carreira na Fórmula 1. Nascida nos anos 1920, a italiana começou sua atuação nas pistas com apenas 22 anos.
Apesar de tentativas de proibição de sua participação por ser mulher, ela pilotou em cinco corridas oficiais nas temporadas de 1958 e 1959 de F1, quatro pela Maserati e uma pela Porsche. Sua melhor colocação foi quando disputou o Grande Prêmio da Bélgica, no qual terminou em 10ª colocação. Esta é a primeira homenageada neste Dia Internacional da Mulher.
2 - Ana Theresa Borsari é líder na Stellantis
Atuante na Peugeot desde 1995, Ana Theresa Borsari já passou por diversos cargos na indústria automotiva brasileira. Influente também internacionalmente, foi coordenadora comercial no Sul da Europa, além de diretora-geral da Peugeot e Citroën na Eslovênia.
Em 2015, assumiu a direção geral da marca francesa no Brasil. Atingiu dois marcos: foi a primeira brasileira no comando da marca no país, desde o início de suas operações no território, em 1991. Além disso, foi também a primeira mulher a estar à frente da operação brasileira.
3 - Dia Internacional da Mulher: Alice Ramsey fez a primeira grande viagem ao volante
Apesar de não ter sido inventora ou grande executiva do setor automotivo, Alice Ramsey foi a primeira pessoa a fazer uma viagem de ponta a ponta nos Estados Unidos dirigindo um carro. A bordo de um automóvel Maxwell 30, ela fez uma jornada que durou 41 dias, com o uso de 11 pneus e mais de 6 mil quilômetros percorridos. Atualmente, ela faz parte do Hall da Fama Automotivo.
4 - Antonella Bassani é a primeira mulher campeã na categoria Porsche no Brasil
Provando a força e capacidade das mulheres no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a piloto Antonella Bassani conquistou seu título de campeã na categoria Porsche com equipe completamente feminina em 2023.
A catarinense participou da academia de jovens pilotos Young Racing Academy e evoluiu na categoria. Ainda atuante no segmento, participa de provas classificatórias para tentar conquistar novos títulos.
5 - Mary Anderson idealizou os limpadores de para-brisa
No início dos anos 1900, Mary Anderson idealizou um projeto de limpador de para-brisa que atuava com uma espécie de rodo que ficaria preso ao vidro das janelas dos carros. No início, foi pensado para melhorar a visibilidade de bondes de Nova York, mas as pessoas não viam tanta necessidade no aparelho criado por ela. Mesmo assim, patenteou sua inovação e, pouco tempo depois, o equipamento ganhou popularidade. Desde então, é um item obrigatório nos veículos nos Estados Unidos, e permanece em outros mercados também.
- Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!