Recentemente foi anunciado que a Hyundai Motor Brasil irá assumir a operação de importação da marca coreana, o que antes era feito pela Caoa. Com isso, aumentou a expectativa de que novos produtos globais chegariam ao mercado nacional, e a picape Santa Cruz estava entre os modelos cotados para o Brasil. No entanto, parece que o lançamento da picape por aqui não acontecerá neste momento.
A Santa Cruz foi apresentada oficialmente em 2021 nos Estados Unidos. A caminhonete entrou no mercado estadunidense para brigar com a Ford Maverick e, desde então, vem ganhando seu espaço. Em 2023, foram vendidas 36.675 unidades, garantindo seu lugar entre as 15 picapes mais vendidas, enquanto sua rival teve 94.058 emplacamentos.
Santa Cruz não vem ao Brasil
A picape da Hyundai é fabricada nos Estados Unidos e voltada para aqule mercado. Sua produção é suficiente apenas para abastecer o mercado local. Além disso, há ressalvas da montadora quanto ao preço que o modelo teria no Brasil, pois a Santa Cruz teria de pagar imposto de importação, chegando mais cara que sua concorrente.
Como a Ford Maverick é importada do México, se beneficia de um acordo comercial com o Brasil que a livra do omposto de importação. Por aqui, a rival da Santa Cruz chega em duas versões, por R$ 224.890 e R$ 234.890. Nos Estados Unidos ambas têm preço semelhante.
Por esses motivos, a Hyundai descartou a comercialização da picape Santa Cruz no Brasil. Além disso, a montadora ainda negou que o modelo pudesse ser produzido em território nacional.
Dessa forma, a marca mantém sua atenção para os lançamentos confirmados. Entre eles estão o SUV Palisade, em sua versão de 8 lugares, e o carro elétrico Ioniq 5. A Hyundai ainda deu mais detalhes sobre a nova geração do SUV Santa Fe, de 7 lugares, e do crossover Kona.
Santa Cruz irá receber facelift
A picape da Hyundai é baseada em outro modelo da marca, o Tucson. A montadora parece querer mudar a aparência da Santa Cruz e distingui-la de seu irmão crossover. O modelo já deu as caras nos Estados Unidos com camuflagem e revelou que sua grade foi reformada. As luzes não se estreitam na parte inferior, como na geração atual, e dão aspecto mais quadrado ao modelo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!