A Mercedes-Benz realizou seu primeiro crash test em 10 de setembro de 1959, em um terreno próximo à fábrica em Sindelfingen, na Alemanha. Agora, em 2024, a marca inova ao realizar o primeiro teste de colisão por raio-x com veículo real no mundo.
Dentro do veículo testado estava um Dummy SID II (boneco de teste) de anatomia feminina, projetado para avaliações de impacto lateral. O projeto foi desenvolvido em conjunto com o Instituto Ernst Mach (EMI), e, com o uso do raio-x, todas as estruturas do veículo e dos bonecos serão visíveis, melhorando a análise das deformações internas.
Como funciona o teste de colisão por raio-x da Mercedes
A marca alemã utiliza um acelerador linear com tecnologia de 1kHz como fonte de radiação. O equipamento gera um fluxo contínuo de pulsos de raio-x que dura apenas alguns microssegundos. Com a tecnologia, a Mercedes-Benz realiza mil imagens por segundo, um número muito maior do que os procedimentos convencionais.
Durante o teste de colisão, os feixes passam pelo veículo e pelo boneco, enquanto um detector plano está localizado sob o veículo, servindo como um receptor de imagem digital no sistema do raio-x. No momento em que a radiação atinge o detector, um sinal elétrico é gerado e, dependendo da intensidade, afeta a visibilidade das imagens geradas.
Nos milissegundos que os pulsos do raio-x da Mercedes-Benz geram impactos no veículo, o sistema dispara cerca de cem imagens estáticas. As ilustrações geradas são combinadas em vídeo que fornecem detalhes sobre o que acontece em um acidente.
Por conta da tecnologia da marca alemã é possível observar detalhadamente como o tórax do boneco de teste é pressionado ou como um componente é deformado. O teste de colisão por raio-x não afeta nenhuma outra ferramenta de análise. Mesmo as câmeras internas no veículo de teste gravam sem nenhum distúrbio.
Testes de colisão fazem parte da filosofia da Mercedes-Benz
Nos dias atuais, a Mercedes-Benz realiza até 900 testes de colisão por ano e cerca de 1.700 “testes de trenó” em seu Centro de Tecnologia de Segurança Veicular, na Alemanha. Nas avaliações, um objeto (carroceria do veículo ou conjunto) é montado no trenó e submetido às forças que surgem durante uma colisão real.
Além do teste de colisão com raio-x, a marca alemã realizou a primeira avaliação pública do mundo com veículos elétricos em 2023. Os modelos EQA e EQS SUV colidiram em um cenário de acidente real a uma velocidade de 56 km/h e uma sobreposição de 50%.
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