Chapada dos Guimarães (MT) – A história pode parecer confusa, mas na globalização do setor automotivo esse tipo de estratégia é e será cada vez mais comum. A Fiat Titano, que chega agora ao mercado brasileiro como primeiro modelo da marca no segmento de picapes médias, teve o projeto original desenvolvido pela chinesa Changan em parceria com a PSA (Peugeot/Citroën). Assim nasceu a Peugeot Landtrek, que agora passa a ostentar a logomarca da Fiat com o nome de Titano.
Mas para os executivos da marca italiana a história é um pouco diferente, pois eles afirmam que a Fiat assumiu o “projeto global” KP1, que deu origem à caminhonete média, que em alguns mercados será comercializada como Landtrek e no Brasil como Titano.
Montada em sistema CKD na fábrica de Nordex, nos arredores de Montevidéu, no Uruguai, a picape que traz as marcas francesa e italiana tem na prática poucas diferenças, principalmente no que diz respeito ao visual. Comparando as duas em um olhar rápido, não é exagero dizer que a Titano é a Landtrek com a logo da Fiat.
Líder no segmento de picapes
O fato é que, com a Titano, a Fiat aumenta seu portfólio em seu segmento mais forte, no qual tem o modelo mais vendido no mercado brasileiro, a Strada, e a Toro, um sucesso de vendas e líder entre as caminhonetes intermediárias. Mas a Fiat quer conquistar uma participação de 8% a 10% no segmento de picapes médias com a Titano, que vai encarar a líder Toyota Hilux, a Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e VW Amarok.
Missão nada fácil para a Fiat Titano, que pela faixa de preço e nível de equipamentos está mais próxima da versão intermediária da Chevrolet S10 e da Nissan Frontier. A picape será oferecida inicialmente apenas com cabine dupla, motor 2.2 litros a diesel, com opções de câmbio manual e automático, sempre com tração 4x4.
Visual um pouco mais recatado
Se com a Strada e, principalmente, a Toro a Fiat tem como ponto forte a ousadia do visual, o mesmo não pode ser dito da Titano. A caminhonete média tem estilo mais recatado, mas não deixa de ostentar formas robustas. Na dianteira ganhou grade diferente da Landtrek, com elemento brilhante e a logo da Fiat em destaque, além da tag com as cores da bandeira da Itália.
A frente ampla com faróis com lâmpadas comuns nas duas primeiras versões e em LED na topo de linha (inclusive luz diurna) compõe visual robusto com o capô vincado. Nas laterais, caixas de rodas salientes e vincos nas portas conferem aspecto ainda mais musculoso. A traseira tem desenho simples, com lanternas verticais e a logo da Fiat e o nome Titano cromados.
Interior da Fiat Titano
Por dentro, a Fiat Titano não esconde que é a Peugeot Landtrek com a logo da marca italiana. O painel de desenho simples abusa no plástico duro e traz elementos que remetem à picape da marca francesa, como os comandos em teclas na parte central. O volante multifuncional tem a base achatada e traz ajuste de altura e distância.
A caminhonete média da Fiat é oferecida em três versões: Endurance, Volcano e Ranch. A versão de entrada tem para-choque preto, enquanto as demais trazem o componente na mesma da carroceria. A versão topo de linha Ranch tem detalhes cromados, como a capa dos retrovisores e as maçanetas externas das portas.
Na versão de topo de linha da Fiat Titano os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, o ar-condicionado é digital e o quadro de instrumentos tem tela de 4,2 polegadas. A versão tem ainda alerta de saída de faixa, Hill Descent Control e controle de reboque (TSC). A picape Titano tem 17 porta-objetos, que somam 27, 2 litros.
Todas as versões trazem o motor 2.2 litros turbodiesel, produzido na França, o mesmo que equipa o Fiat Ducato. O sistema de tração tem as opções 4x2, 4x4 e reduzida, com bloqueio do diferencial traseiro.
A caminhonete Fiat Titano com cabine dupla, motor a diesel e tração 4x4 tem menos potência e torque que seus principais concorrentes. Se a comparação tiver como base os preços, a Titano está mais próxima da Nissan Frontier S (R$ 242.490) e da Chevrolet S10 LS (R$ 248.650). O modelo da marca italiana tem cinco anos de garantia.
Confira o que cada versão traz de equipamento de série:
VERSÃO ENDURANCE - R$ 219.990
- Bloqueio de diferencial traseiro controle de cruzeiro
- Piloto automático com limitador de velocidade
- Hill Hold Control (HHC) Hill Descent Control (HDC)
- Ar-condicionado porta luvas refrigerado
- Conexão com celular para música e ligações
- Rodas de aço 17 polegadas (265/65 R17)
- Três entradas usb (duas entradas frontais + uma traseira) tomada 12V (console central)
- Volante multifuncional com ajuste de altura e distância
- Apoio de braço dianteiro e traseiro assoalho em vinil
- Controle de tração (TC) assistente de reboque (TSC)
- Porta-objetos abaixo dos bancos traseiros
- Luz de caçamba
- Assoalho em vinil
VERSÃO VOLCANO - R$ 239.990
- Conteúdo da versão Endurance mais
- Central multimídia de 10 polegadas com tela tátil
- Android Auto e Apple CarPlay com reconhecimento de voz
- Sensor traseiro + câmera de estacionamento
- Bancos revestidos em couro
- Volante multifuncional revestido em couro
- Câmera 180 graus off road
- Faróis de neblina
- Rodas de liga-leve 17 polegadas diamantadas (265/65 R17)
- Duas tomadas 12V (console central e caçamba)
- Painel de instrumentos digital colorido com tela de 4,2 polegadas
- Protetor de caçamba
- Capota marítima
- Assoalho em carpete
VERSÃO RANCH - R$ 259.990
- Ar-condicionado digital dual zone aviso saída de faixa
- Rebatimento automático dos retrovisores
- Sensores de chuva e crepuscular
- Monitoramento pressão pneus (TPMS)
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Navegação embarcada
- Santantonio cromado
- Estribos laterais estilo plataforma
- Rodas de liga-leve 18 polegadas (265/60 R18)
- Keyless Entry‘n Go
- Quatro speakers (portas) + dois tweeters (coluna A)
- Faróis e lanterna em LED
- DRL em LED
- Câmera 360 graus off-road
- Bancos revestidos em couro com ajuste elétrico
- Sensores de chuva e crepuscular
FICHA TÉCNICA DA FIAT TITANO
MOTOR |
Dianteiro, longitudinal, quatro em linha, 2.179cm³, turbodiesel, injeção direta de combustível, que desenvolve 180 cv a 3.750rpm e torque de 37,7kgfm a 2.000rpm (Endurance) e 40,7kgfm a 2.000rpm (Volcano e Ranch)
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TRANSMISSÃO | Tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro; câmbio manual (Endurance) ou automático (Volcano e Ranch), ambos de seis marchas |
FREIOS | Dianteiro com discos ventilados e traseiro com tambores, ABS e EBD |
SUSPENSÕES |
Dianteira, independente, com quatro braços oscilantes e barra estabilizadora; Traseira, dependente, eixo rígido e feixe de molas de quatro lâminas e dupla flexibilidade |
RODAS E PNEUS |
17’’ x 7,5’’ em aço estampado/265/65 R17 (Endurance) 17’’ x 7,5”’ liga leve/265/65 R17 (Volcano) 18” x 7,5” liga leve/265/60 R18 (Ranch) |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
PESO DO VEÍCULO | Em ordem de marcha: 2.039 kg (Endurance); 2.097kg (Volcano); 2.150kg (Ranch) |
CAPACIDADES | Tanque de combustível, 80 litros; de carga, 1.020 kg; reboque com freio, 3.500kg |
CAÇAMBA |
Comprimento, 1,63m; largura, 1,60m; altura, 51,6cm Volume útil (até o limite da carroceria): 1.314 litros |
DIMENSÕES EXTERNAS | Comprimento, 5,33m; largura, 1,63m ; altura, 1,85m/1,89m (com barras longitudinais); distância entre-eixos, 3,18m; altura mínima do solo, 23,5cm |
ÂNGULOS |
De entrada: 29 graus De saída: 27 graus |
DESEMPENHO |
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,7s (Endurance)/12,4 s (Volcano e Ranch) Velocidade máxima: 175km/h |
CONSUMO PBEV |
Urbano: 9,6km/l (Endurance)/8,6km/l (Volcano)/8,5km/l (Ranch) Estrada: 9,6km/l (Endurance)/9,3km/l (Volcano)/9,2km/l (Ranch) |
(*) Jornalista viajou a convite da Fiat
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