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Toyota vai fechar fábrica no Brasil? É fato ou fake?

Multinacional vai investir R$ 11 bilhões no país, mas em apenas uma unidade industrial

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Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) produz o Corolla sedan desde 1998
Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) produz o Corolla sedan desde 1998 Foto: Toyota/Divulgação

No último dia 5, a Toyota anunciou investimentos massivos no Brasil, que totalizam R$ 11 bilhões até 2030. Ao mesmo tempo, circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, postagens dizendo que a multinacional irá fechar uma fábrica no país, responsável pela produção do Corolla sedan. Qual, então, dessas informações está correta? 

Para esclarecer a questão, é preciso entender de maneira mais aprofundada a destinação desses investimentos bilionários, que, sim, estão confirmados para o Brasil. A Toyota aplicará todo esse montante na fábrica de Sorocaba (SP), que será ampliada e modernizada: a unidade receberá os primeiros R$ 5 bilhões já até 2026. 

Porém, vale lembrar que a Toyota tem uma outra fábrica em território brasileiro, localizada em Indaiatuba (SP). Atualmente, essa unidade industrial produz apenas o Corolla Sedan: todos os demais produtos locais da empresa - Corolla Cross, Yaris hatch e Yaris sedan, além do futuro Yaris Cross, cuja nacionalização está confirmada para 2025 - ficam a cargo da planta de Sorocaba.

Ao anunciar o plano de investimentos no país, a Toyota confirmou a desativação da fábrica de Indaiatuba. Esse processo começará em 2025 e ocorrerá de maneira gradual até 2026. Então, sim, essa unidade será fechada ao longo dos próximos anos. Contudo, não haverá impacto na gama de produtos, já que a produção do Corolla sedan será transferida para Sorocaba.

O ponto chave para entender a questão é que, mesmo com a desativação da fábrica de Indaiatuba, a capacidade instalada da Toyota no país vai aumentar, devido à ampliação da unidade de Sorocaba. Assim, não haverá qualquer tipo de impacto econômico, nem mesmo no quadro de funcionários: a empresa afirma que todos eles serão realocados e, ademais, outros 500 ainda serão contratados, totalizando 2.000 trabalhadores.

História da fábrica da Toyota em Indaiatuba

Toyota Corolla 2022
Atual geração do Corolla não sairá de linha: produção será transferida para Sorocaba (SP) Foto: Toyota / Divulgação

A fábrica de Indaiatuba foi inaugurada em 1998 e, desde então, sempre produziu o Toyota Corolla, com carroceria do tipo sedan. O único outro modelo proveniente de lá foi a perua Fielder, entre 2004 e 2008. A planta tem ainda o pioneirismo na produção de automóveis híbridos no país: no caso, o Corolla na versão Hybrid, que é produzido no local desde 2019.

Ao longo de 26 anos de atividades, a fábrica já manufaturou mais de 1 milhão de veículos. A Toyota comunicou que “concordou em discutir alternativas para o espaço onde está localizada a unidade fabril” junto à prefeitura de Indaiatuba. O objetivo é buscar soluções para minimizar os impactos provocados pela desativação da produção. 

Antes de erguer a fábrica de Indaiatuba, a Toyota tinha outra unidade industrial no país, localizada em São Bernardo do Campo (SP). Inaugurada em 1962, essa unidade produziu, desde aquele ano até 2001, os modelos da gama Bandeirante. A partir de então, a unidade passou a manufaturar unicamente peças e, em 2022, foi desativada, em um esquema semelhante ao que ocorrerá em Indaiatuba: tanto as linhas de produção quanto os empregados foram transferidos para Sorocaba. 

Situação oposta à da Ford

A situação, portanto, é radicalmente diferente daquela protagonizada pela Ford, que, em 2021, fechou as fábricas de Taubaté (SP) e de Camaçari (BA), simplesmente retirando Ka e EcoSport de linha e demitindo os funcionários. O mesmo aconteceu na unidade industrial da Troller, em Horizonte (CE), que pertencia à multinacional.

Vale lembrar que, no ano anterior, a empresa já havia fechado outra planta, em São Bernardo do Campo (SP), colocando fim à produção do Fiesta e da gama de caminhões. Tais ações resultaram na extinção de cerca de 10 mil postos de trabalho.