A Fiat Lançou a picape Titano com preços entre R$ 220 mil e R$ 260 mil. Agora é possível mensurar quão competitiva a nova caminhonete média ficou frente a Toro, que tem um porte menor, já que essa é uma dúvida que pode surgir dentro de uma concessionária da marca.
Vamos comparar a Titano em sua versão intermediária Volcano, que custa R$ 239.990, já que o pacote de entrada Endurance (R$ 219.990) é mais voltado para o trabalho. Já a Toro tem duas versões de topo, ambas equipadas com motor a diesel. Escolhemos o pacote Ranch (por R$ 212.990), que parece ser mais atraente para quem gosta de caminhonetes.
Visual da Fiat Toro tem mais personalidade
O visual da Toro foi revolucionário à sua época, sendo o primeiro veículo no Brasil a trazer os faróis deslocados para o para-choque, o que lhe deu muita personalidade. Seu porte robusto, com capô anabolizado e linha de ombro alta, traz a limitação de suas dimensões intermediárias. A traseira, muito alta e até um pouco desproporcional, tem na tampa da caçamba com abertura horizontal outro ponto bastante original. A versão Ranch ainda agrega vários enfeites: santantônio, estribos, para-barro, além de muitos cromados. As rodas são de 18 polegadas.
Já a Fiat Titano tem visual mais tradicional de picape, com porte encorpado e equilibrado. No entanto, essa versão Volcano não traz muitos enfeites. Sua rodas são de 17 polegadas. Outra coisa que a nova caminhonete média da Fiat fica devendo é personalidade, já que se trata de um projeto desenvolvido pela chinesa Changan em parceria com a PSA (Peugeot/Citroën) para ser a Peugeot Landtrek. Ou seja, não tem DNA da Fiat nessa receita.
Ponto para a Toro!
Design é um conceito relativo, mas a Toro se destaca pela personalidade.
Conjunto mecânico
Ambas as picapes escolhidas para o comparativo trazem motorização diesel.
A Toro traz sob o capô um motor 2.0 diesel, com 170cv de potência e 35,7kgfm de torque. O peso do veículo é de 1.930 quilos. A aceleração até os 100 km/h é feita em 12,4 segundos e a velocidade máxima é de 193 km/h. A transmissão tem câmbio automático de 9 marchas, com tração 4x4 e reduzida. A suspensão traseira traz uma refinada configuração multilink, um dos responsáveis por dar uma dinâmica exemplar para uma picape. O porém é a pouca agilidade desse modelo durante as manobras (o diâmetro de curva é de 12,4 metros, ainda sim é melhor que os 14 metros da Titano). O consumo é de 10,4 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
Todas as versões da Titano são equipadas com motor 2.2 a diesel, com até 180cv e 40,7kgfm. Isso para um veículo de 2.097 quilos. A aceleração até os 100km/h é feita em 12,4 segundos e a máxima é de 175 km/h. Ela tem câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 com reduzida. Já a suspensão traseira traz um convencional eixo rígido com feixe de molas, pensado para dar conta da carga, mas bastante desconfortável quando o veículo está descarregado. A direção com assistência hidráulica é característica de projetos antigos. O consumo é de 8,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada
Ponto para a Toro!
Do ponto de vista dinâmico, a vantagem da Titano não se concretiza na aceleração, talvez devido ao maior peso da picape média. Em ambos os casos a capacidade de carga beira os 1.000 quilos. Talvez, para um uso mais severo, a construção sobre chassi e o torque poderiam dar vantagem à Titano, já que a Toro usa monobloco. A Toro se dá melhor em conforto de rodagem, velocidade máxima e consumo de combustível.
Espaço interno e acabamento
A Fiat Toro tem o espaço interno restrito, principalmente no banco traseiro, que, ainda por cima, tem o encosto com quase em 90 graus, o que é desconfortável. O acabamento dessa versão Ranch tem apliques imitando madeira, bancos em couro marrom, tapetes em carpete
Já a Titano tem acabamento mais simples, com todo o painel em plástico duro. O couro está presente nos bancos, apliques nas portas e apoio de braço central. O espaço interno é um pouco melhor que o da Toro, mas com ressalvas no banco traseiro: assento baixo em relação ao assoalho e encosto com ângulo pequeno, o que é desconfortável.
Empate técnico
Se você precisa de espaço interno, a Titano tem uma ligeira vantagem. Se valoriza mais um acabamento diferenciado, vá de Toro Ranch!
Equipamentos: Toro Ranch x Titano Volcano
Comparando o pacote de equipamentos, fica clara a vantagem da Toro Ranch frente a Titano Volcano. Confira abaixo:
Titano Volcano |
Toro Ranch |
Capota marítima | Capota marítima |
Multimídia de 10" | Multimídia de 10" |
Faróis de neblina | Faróis de neblina em LED |
ND | Faróis Full LED |
Protetor de caçamba | Protetor de caçamba |
Rodas em liga leve 17" | Rodas em liga leve 18" |
Sensor de estacionamento traseiro | Sensor de estacionamento frontal e traseiro |
Chave canivete | Chave presencial e partida remota |
6 airbags |
6 airbags |
Ar-condicionado | Ar-condicionado digital dual-zone |
Bancos em couro com ajuste manual | Bancos em couro, com ajuste elétrico para o motorista |
Câmera de ré | Câmera de ré |
Direção hidráulica | Direção elétrica |
Controle de estabilidade e tração | Controle de estabilidade e tração |
Assist. de partida em rampa | Assist. de partida em rampa |
ND | Assist. de descida |
Iluminação da caçamba | Iluminação da caçamba |
Piloto automático | Piloto automático |
Retrovisores com comando elétrico | Retrovisores com comando elétrico e tilt-down |
Controle de trailer | ND |
Volante com regulagem de altura e distância | Volante com regulagem de altura e distância |
Vidros elétricos |
Vidros elétricos |
ND | ADAS: frenagem autônoma de emergência; aviso de saída de pista; comutação automática do farol alto |
ND | Estribos |
ND | Santantônio |
Cluster de 4,2" | Cluster de 7" |
ND | Desembaçador do vidro traseiro |
ND | Monitoramento da pressão dos pneus |
ND | Luz ambiente |
ND | Carregador sem fio do celular |
Fonte: Site comercial da Fiat em 15/03/2024
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